João Pessoa

Quatro séculos de história

Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de 430 anos (fundada em 1585), bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás, apenas, de Paris.

A cidade, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João Pessoa. Dona de um litoral privilegiado, porque possui cerca de 30 quilômetros de praias, todas belas, limpas e quase intocadas.

O Farol do Cabo Branco, um dos únicos em formato triangular, fica em cima de uma falésia com muita vegetação preservada. Mais à frente, um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo, O Ponto Extremo Oriental das Américas. João Pessoa é o ponto mais próximo do continente africano. O local onde os raios solares primeiro despontam na América do Sul. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias como: Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.

Outros nomes

O dia 05 de Agosto de 1585 marca a data de fundação da cidade que já surgiu como sede da capitania real sem passar pelo estágio de vila ou povoado, como acontecia nas demais localidades na época. A padroeira do lugar que nascia, Nossa Senhora das Neves, foi a homenageada, dando o primeiro nome à cidade: Filipéia de N. S. das Neves.
Depois, as constantes disputas entre Holanda e Portugal deram a denominação de Frederica, em homenagem ao rei Frederico II da Holanda. Com a saída dos Holandeses, o lugar passou a ser chamado de Parahyba do Norte, por causa do rio que foi o principal canal de acesso e que até hoje é o principal rio do Estado.

O nome assim permaneceu até um dos acontecimentos mais importantes da história política brasileira do século XX: o assassinato do então presidente da Província João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, no dia 26 de Julho de 1930. O fato culminou com a Revolução de 30, da qual João Pessoa foi o herói e mártir.

O então governador era candidato à vice-presidência da República na chapa de Getúlio Vargas. Meses depois, o apelo do povo fez valer, através de um decreto, a mudança de Parahyba para João Pessoa. A cidade permanece sendo agraciada com o nome do político até os dias de hoje.

Roteiros de Lazer

Em João Pessoa, a diversão é garantida para todos os gostos, tanto quem aprecia a tranquilidade como de agitação encontra opções na cidade. Para quem curte, a noite os points estão nas praias de Tambaú, Cabo Branco e Bessa. Nos bares típicos o visitante pode apreciar uma boa música ao vivo e desfrutar da culinária local, especialmente os frutos do mar. Quem gosta de dançar, pode aproveitar para aprender o forró pé-de-serra ou curtir a noite em uma das boates da cidade.

A calçada à beira-mar é um excelente local para dar uma caminhada e beber uma doce água de coco. Para quem quer mais sofisticação, também não faltam opções. A cidade dispõe de vários restaurantes que oferecem a mais deliciosa culinária local e internacional.

Ainda na praia o passeio imperdível é a Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, na praia do Cabo Branco. A imponente construção localizada entre o mar e a mata atlântica é um dos atrativos de destaque da cidade.

A Lagoa do Parque Sólon de Lucena, no centro da Capital também merece uma visita. Com suas palmeiras imperiais e a fonte de água que jorra jatos coloridos acompanhados por uma boa música proporcionam um agradável passeio para o fim da tarde.

Saindo da Lagoa para o Centro Histórico, o turista faz uma verdadeira visita ao passado, encontrando construções com estilos que vão do barroco ao art-noveaux. Prestes a completar 429 anos a Capital paraibana é a terceira cidade fundada mais antiga do país e se prepara para o futuro preservando seu passado.

Passeios e Tours

Além das belezas naturais existentes na Capital, a Região Metropolitana também concentra pontos de visitação. A 18 quilômetros, do centro, no município portuário de Cabedelo, fica a Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico de grande valor e um marco da resistência paraibana contra as invasões dos franceses e holandeses nos tempos coloniais. Seus canhões apontados para o mar são sentinelas de um passado glorioso que o presente ajuda a preservar.

A Praia de Tambaba é conhecida nacionalmente como um dos santuários do naturismo nacional. Situada no município do Conde, próximo 18 quilômetros de João Pessoa, Tambaba é um paraíso ecológico de grande beleza, com seus labirintos multicoloridos. O acesso a essa praia é simples, a rodovia estadual PB-008 liga a capital à praia em apenas 30 minutos. Merece a sua visita.

Outro ponto de interesse histórico é a várzea do Rio Paraíba, na cidade de Santa Rita, que fica próximo a João Pessoa. Várias capelas antigas e ruínas de fortes coloniais podem ser encontradas em meio a uma paisagem de verde radiante. Um passeio pela foz do Rio Paraíba dá ao visitante a oportunidade de vislumbrar a cidade por outros tempos bem distantes. Agências de turismo têm essa programação incluída em seus pacotes.

A praia fluvial do Jacaré é outro recanto de rara beleza. Situada na foz do Rio Paraíba, na cidade de Cabedelo, é um atracadouro para embarcações esportivas. As pequenas ilhas de Stuart e Restinga completam o cenário exótico que inclui vastos mangues livres de depredação humana e com uma variada fauna.

O pôr-do-sol na praia do Jacaré é um espetáculo de extremo romantismo e beleza. O rio banha os bares situados às suas margens. Músicos utilizando saxofone e violino executam o Bolero de Ravel fazendo o fundo musical para um momento especial e inesquecível. As cores amarela e vermelha se entrelaçam no céu azul clareando as águas escuras do rio.

Hospedagem

Tambaú Hostel

Av.Monteiro Lobato, Nº773 ,Tambaú, João Pessoa

Na praia de Tambaú que é uma das melhores e mais exuberantes praias de João Pessoa e conta com a versatilidade de estar situado entre as praias de Manaíra e Cabo Branco.


Hotel Costa do Atlântico

Av. João Mauricio, 223 - Tambaú - Manaíra, João Pessoa - PB, CEP 58038-000

Na beira mar de Manaíra


Slow Hostel

Av. Cajazeiras, 108 - Manaíra

Hospedagem Criativa - a 70 m da praia de Manaíra


Brisol Hotel João Pessoa

Avenida João Mauricio,1861 - Manaíra - João Pessoa Paraíba

O hotel Brisol apresenta muitas facilidades! Basta atravessar a rua para contemplar o sol, a areia e o mar. Quer mais comodidade que isso? O hotel está localizado na linda e histórica capital paraibana. Em frente ao mar, conta com piscina, bar e ótima gastronomia. E o melhor, pertinho de tudo!


Fonte: Secretaria Municipal de Turismo de João Pessoa