Oficinas/Minicursos

Determinação de Órbitas de Asteroides, Cometas e Satélites Cristóvão Jacques Lage de Faria

Conceitos básicos de determinaçao de elementos orbitais para cálculos de órbitas de asteroides, cometas e satélites, utilizando observações astrométricas no formato MPC (Minor Planet Center) e o software find_orb. Serão mostrados casos de determinaçao de orbitas de asteroides comuns do cinturão principal, asteroides que passam perto da Terra (NEOs), cometas periódicos e de longo periodo, e satelites da Terra e de outros planetas. Também será mostrado o calculo da orbita de um caso real de um pequeno asteróide que caiu na Terra e como determinar o local da queda.


Fotometria Visual e Observação de Estrelas Variáveis Alexandre Amorim

As observações visuais desempenham um papel fundamental na história da astronomia e normalmente são vinculadas a grandes descobertas e quebras de paradigmas destacando que a observação visual desempenha, ainda, uma ótima forma de aprender, pesquisar e ensinar astronomia. Nesse minicurso, será demonstrado como fazer fotometria visual de estrelas, como fazer observação de cometas e meteoros. Adicionalmente deve ser abordadas as observações visuais de asteroides ou satélites artificiais.


Iniciação à Astrofotografia Carlos Fairbairn

Durante os últimos anos, a astrofotografia tem se mostrado como excelente porta de acesso à astronomia e a diversas outras ciências. A iniciação à astrofotografia não requer equipamentos caros nem profundos conhecimentos em astronomia. Necessita basicamente de uma câmera que possua configuração manual e muita disposição para praticar e aprender. Nesse sentido, o minicurso de Iniciação à Astrofotografia pretende demonstrar as principais técnicas de captação e processamento de imagens astronômicas para quem deseja se iniciar na prática. Serão abordados temas como escolha do equipamento, configurações mais adequadas para captação das imagens, softwares de processamento e algumas técnicas de processamento para produção de imagens de alta qualidade.


Mitologias Celestes Johnni Langer e Luciana Campos

A pesquisa pretende realizar una análise dos mitos e narrativas folclóricas da Escandinávia Medieval envolvendo o cosmos, o céu noturno e fenômenos celestes, especialmente os da Era Viking. A investigação compreenderá três etapas paralelas e relacionadas entre si.


Modelos Tridimensionais Analógicos para Demonstração de Fenômenos Relativos a Vênus e Saturno Marcos Jerônimo Roque Barreto

O curso se propõe a apresentar, em um primeiro momento (teórico) através de slides Powerpoint, os conceitos relativos aos fenômenos de visibilidade da elongação máxima, conjunção inferior e superior do planeta Vênus; e a variabilidade da inclinação dos anéis do planeta Saturno visto ao telescópio; e em um segundo momento (prático) o entendimento desses fenômenos astronômicos explicados através da apresentação e visualização dos modelos tridimensionais analógicos desenvolvidos para este fim.


Montagem e Operação de Uma Estação de Videomonitoramento de Meteoros Renato Cássio Poltronieri

O videomonitoramento de meteoros é uma atividade normalmente realizada por astrônomos amadores, mas que é de suma relevância para a ciência, uma vez que esses registros são fundamentais para conhecer a dinâmica do sistema solar e um pouco da sua história. Desde o final do século passado, os registro de meteoros deixaram de ser feitas apenas visualmente e passaram a utilizar equipamentos de vídeo cada vez mais sensíveis e modernos. Diversas redes de observação surgiram ao redor do mundo. No Brasil, apenas nos últimos anos esse trabalho começou a ser feito. Mas a Rede Brasileira de Observação de Meteoros é, no mundo, a rede que mais cresce. Graças a uma abordagem que envolve equipamentos de baixo custo e muita tecnologia, a rede se fortaleceu rapidamente, possibilitando que qualquer pessoa, com um investimento mínimo possa montar uma estação de monitoramento e integrar a Rede. O Minicurso de "Montagem e Operação de Uma Estação de Videomonitoramento de Meteoros" tem como objetivo mostrar a todos os interessados como montar e operar uma estação. Serão abordados desde os aspectos técnicos da montagem dos equipamentos até instalação e operação dos principais softwares.


Radioastronomia Solar Paulo Vamberto Patrício de Aquino

Este minicurso ensina a construir e operar um rádio telescópio capaz de detectar eventos ocorridos no Sol. Baseado em projetos e esquemas da Universidade Stanford, tal rádio telescópio pode ser construído por qualquer pessoa interessada no assunto e que possua familiaridade com o uso de microcomputadores. Serão abordados os seguintes assuntos no curso: - O espectro eletromagnético e a propagação das ondas de rádio na atmosfera; - Eventos solares capazes de serem captados pelo aparato; - Construção da antena de baixa frequência para captação dos eventos; - O software que funciona como rádio receptor; - Interpretação dos dados recebidos e comparação com referenciais científicos oficiais; - Envio dos dados recebidos para bancos de dados oficiais de instituições científicas.