Abertas as Inscrições para o 6º Encontro Paraibano de Astrofotografia

Entre os dias 7 e 9 de setembro ocorrerá em Matureia no sertão da Paraíba, o 6º EPA! ou Encontro Paraibano de Astrofotografia. Trata-se de um encontro que ocorre anualmente e reúne astrônomos, fotógrafos e pessoas que se interessam pelo assunto para contemplar e fotografar o céu em um local escuro, afastado das luzes das cidades, o que oferece as melhores condições para essas atividades. A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos.

ASTROFOTOGRAFIA

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. Tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, a astrofotografia pode servir de porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O LOCAL

O local escolhido para a realização dos encontros foi o Casarão do Jabre, na zona rural do município de Maturéia, sertão da Paraíba, por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor.

Noite no Casarão do Jabre

INSCRIÇÕES

As inscrições para a sexta edição do evento já estão abertas até o dia 24 de agosto e devem ser feitas através do formulário disponível em: https://goo.gl/forms/27iH5HGYMQhJSQtw2

A taxa de inscrição é de R$ 30 e pode ser paga por boleto ou cartão de crédito através do link: http://mpago.la/MEfG

HOSPEDAGEM

Matureia003

Caso deseje se hospedar por lá, o Casarão do Jabre está oferecendo três pacotes de alimentação e hospedagem: quartos individuais (apartamento), acampamento ou alojamento.

Reservas no Casarão do Jabre:

Os valores acima são por pessoa e incluem a hospedagem por duas noites e alimentação (jantar do dia 07, café da manhã, almoço e jantar do dia 08 e café da manhã e almoço do dia 09)

Maiores informações, por email (epa.coordenacao@gmail.com) ou através da fanpage da APA no Facebook: https://www.facebook.com/apastronomia

HISTÓRICO

O evento é realizado desde 2013 e está atualmente em sua 6ª edição. Em 2013, ele foi realizado entre os dias 1° e 03 de novembro, contou com 32 participantes e foi encerrado no domingo pela manhã, com a observação de um eclipse solar parcial.

Em 2014, foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e contou com 46 participantes. Na noite de sábado, uma observação pública foi realizada com alunos da região.

Em 2015, o evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro e contou com 50 participantes. A observação pública no sábado foi incorporada ao evento.

Em 2016, a quarta edição do evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de setembro e contou com 46 participantes. Uma das fotos feitas nesse encontro foi premiada em um concurso nacional promovido pela USP, outra foi uma das finalistas do Brasilia Photo Show 2017/18.

Na sua última edição em 2017, o evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro e coincidiu com o período de máxima de uma das maiores chuvas de meteoros anuais, a Orioníades. No dia 20, houveram palestras e observações do Sol em duas escolas públicas de Maturéia. No sábado, observação pública foi realizada na Praça de Maturéia. No Casarão, o evento contou com 63 participantes ao todo.

Vejam algumas fotos feitas nas edições anteriores do encontro:

ORGANIZAÇÃO E APOIO

O 6° Encontro Paraibano de Astrofotografia é organizado pelo Casarão do Jabre, Associação Paraibana de Astronomia, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maturéia.

Interessados em apoiar o 6° EPA!?
Entre em contato através do email epa.coordenacao@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *