Cientistas encontraram um anel ao redor de Quaoar, planeta anão localizado além da órbita de Netuno. A descoberta contou com ...
[+]
A Importância dos Grupos de STEM com Foco Espacial para Atrair Pessoas para a Ciência - Um estudo de caso ...
[+]
Identificação de meteoritos
[+]
Introdução à Astrofotografia
[+]
Os Encontros Nacionais de Astronomia, ENASTs, são encontros que reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil. São realizados anualmente desde 1998. Os ENASTs são organizados por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional. São realizados sempre no segundo semestre de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados. A duração do evento pode ocorrer entre dois a quatro dias. Nos eventos são apresentadas palestras de pesquisadores renomados, trabalhos acadêmicos, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações telescópicas, apresentações artísticas entre outros. Em algumas edições abriu-se também um espaço para que as empresas relacionadas à astronomia apresentassem seus produtos, como livros e instrumentos. A média de público nos encontros é de 200 a 300 participantes. O evento desperta também grande interesse do público e dos meios de comunicação local. O ENAST é por isso considerado o maior evento da comunidade astronômica nacional.
A 22ª edição do Encontro Nacional de Astronomia foi realizada entre 14 e 16 de novembro de 2019, na cidade de Sobral, Ceará. A edição foi também uma celebração em comemoração dos 100 anos do Eclipse Total do Sol de 29 de maio de 1919, cujos registros comprovaram a Teoria da Relatividade de Einstein. Durante a plenária do 22° ENAST, a Associação Paraibana de Astronomia se lançou candidata da Paraíba para a realização da edição de 2023 do evento no período entre 12 e 14 de outubro, tendo em vista a ocorrência do Eclipse Anular do Sol que teria o Estado dentro da faixa de visibilidade da anularidade.
Em função da pandemia da COVID-19, não ocorreram edições presenciais do ENAST durante os anos de 2020, 2021 e 2022. Por isso, de forma extraordinária, foi realizada uma assembléia virtual que elegeu a Paraíba como anfitriã do 23° Encontro Nacional de Astronomia, a ser realizado entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023 na cidade de Araruna, que fica na linha central de visibilidade da anularidade do Eclipse.
O 23° ENAST será realizado em Araruna, PB, no Campus VIII da UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, localizada na Av. Cel. Pedro Targino, s/n.
Em 1° de outubro de 1940, a Paraíba recebeu astrônomos e pesquisadores de todo o mundo para observação de um Eclipse Total do Sol, cuja faixa de totalidade incluia boa parte do território paraibano. Uma equipe da National Geographic, vinda dos Estados Unidos se estabeleceram em Patos, no Sertão do Estado, para observar o fenômeno e tentar registrar o espectro da coroa solar com o objetivo de determinar a composição da nossa estrela. O Eclipse de 1940 foi um marco para a Paraíba e até hoje, a cidade de Patos relembra com carinho daquele dia.
Passados 30 anos, no período de 11 a 19 de Julho de 1970, no Distrito de São Gonçalo na cidade de Sousa - PB foi realizado o 1° Encontro Nacional de Astronomia (1° ENA) com o comparecimento de inúmeros astrônomos de renome inclusive do Observatório do Valongo no Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) em conjunto com o Observatório Astronômico da Paraíba (OAP) que era mantido pela Fundação Padre Ibiapina (FPI). No 1° ENA foi fundada a União Brasileira de Astronomia (UBA) e, enquanto estavam à caminho de Sousa, a comitiva de astrônomos parou na cidade de Patos para inaugurar um obelisco em homenagem aos pesquisadores que lá estiveram para observar o Eclipse de 1940.
46 anos depois daquele evento histórico de 1970, a Paraíba recebeu novamente astrônomos de todo o país para o 19° Encontro Nacional de Astronomia, que foi realizado em João Pessoa, entre 12 e 15 de novembro de 2016.
Agora, 83 anos depois do Eclipse de Patos e 53 anos após o 1° ENA, a Paraíba une os dois melhores motivos para reunir novamente, astrônomos de todo o país. O 23° Encontro Nacional de Astronomia, que vai ocorrer entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023, e o Eclipse Anular do Sol do dia 14 de outubro de 2023. O encontro ocorrerá na cidade de Araruna, um dos melhores lugares do país para observar o Eclipse. Além de estar na linha central da anularidade, por lá, o fenômeno ocorrerá próximo ao pôr do Sol, o que deve garantir as melhores imagens do maior evento astronômico do ano no Brasil.
Sejam bem-vindos!!!
As camisas do 23° ENAST já estão sendo confeccionadas. Todos os inscritos receberão uma no ato do credenciamento e no ...
[+]
Araruna, no Agreste Paraibano, com cerca de 19 mil habitantes, está localizada a cerca de 590m de altitude, na Serra de Araruna, a 165 Km da capital, João Pessoa. Araruna é conhecida por seu clima frio e ameno e pelas belas paisagens serranas, além do Parque Estadual da Pedra da Boca, um dos locais preferidos da Paraíba, para aqueles que gostam da natureza e de esportes de aventura.