Em 1873, o físico escocês James Maxwell, em suas quatros famosas equações do eletromagnetismo, teoriza a existência das ondas eletromagnéticas. ...
[+]
Milhares de satélites cruzam nosso céu todos os dias. Cada um tem sua função distinta. Alguns são satélites militares, outros ...
[+]
Todos os dias, a Terra é bombardeada por dezenas de toneladas de fragmentos de rochas espaciais. Na Lua não é ...
[+]
O XX EANE - Encontro de Astronomia do Nordeste ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho na cidade de Taperoá, Paraíba. Deverá contar com cerca de 120 participantes de todos os estados da região em sua programação principal, além de promover atividades públicas paralelas para a população local, como sessões de planetário digital, observações com telescópios, palestras e exposições, cuja expectativa é alcançar cerca de 1000 pessoas entre adultos e crianças. Tem como proposta principal, valorizar o Nordeste como potencial pólo de difusão científica em função da sua geografia, clima e da baixa poluição luminosa, evidenciando a necessidade de políticas públicas para popularização da ciência junto à população, não só para incentivar o aproveitamento desse potencial, mas também como forma de contrapartida social e conscientização pública sobre a necessidade dos investimentos em ciência e tecnologia nesta região.
O EANE foi idealizado na década de 1970 pelos clubes de Astronomia da região com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste, astrônomos profissionais e amadores. Atualmente é considerado como um dos maiores encontros regionais de astronomia do país. O primeiro encontro ocorreu entre 29 e 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Este evento ficou conhecido com 1° Colóquio de Astronomia do Nordeste. Em 1978 este mesmo encontro passou a ser chamado de Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). Em 1983 e 1997 ocorreram mais duas edições do EANE. A partir de 2005, o encontro passou a ser realizado anualmente com o nome de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (EINA). Em 2012, o encontro voltou à Fortaleza, no Ceará, e lá foi decidido em assembléia que o encontro voltaria a se chamar EANE. Assim a edição de 2013 do encontro realizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi chamado de XIII EANE(1). Em 2014, o encontro foi realizado na Paraíba, em João Pessoa. Na sequência, os EANEs foram realizados em São Cristóvão (SE), Recife (PE) e Maceió (AL). Em 2018, durante o XVIII EANE em Bezerros, Pernambuco, a cidade de Taperoá foi escolhida como sede do XX Encontro de Astronomia do Nordeste a ser realizado em 2020. Antes disso, em junho de 2019, o foi realizada a 19ª edição do EANE na cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas.
Taperoá, no Cariri Paraibano, é uma pequena cidade de 15 mil habitantes a 245 Km da capital. Apesar de seu clima seco, característico do sertão paraibano, a economia da cidade gira em torno da agricultura, da pecuária e do comércio. Mas é na cultura que esta cidade fundada em 1886 se destaca. Taperoá é terra de artistas como Vital Farias, Dorgival Terceiro Neto e Ariano Suassuna, autor de grandes obras como "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino", e fundador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.