História da Astronomia no Ceará - Breve Legado
[+]
Observatório de Astronomia e da Atmosfera da UEPB
[+]
Minicurso que traz as noções básicas de fotografia e como podemos utilizá-las para registrar nebulosas, galáxias, constelações ou simplesmente uma ...
[+]
Milhares de satélites cruzam nosso céu todos os dias. Cada um tem sua função distinta. Alguns são satélites militares, outros ...
[+]
O XX EANE - Encontro de Astronomia do Nordeste ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho na cidade de Taperoá, Paraíba. Deverá contar com cerca de 100 participantes de todos os estados da região em sua programação principal, além de promover atividades públicas paralelas para a população local, como sessões de planetário digital, observações com telescópios, palestras e exposições, cuja expectativa é alcançar cerca de 1000 pessoas entre adultos e crianças. Tem como proposta principal, valorizar o Nordeste como potencial pólo de difusão científica em função da sua geografia, clima e da baixa poluição luminosa, evidenciando a necessidade de políticas públicas para popularização da ciência junto à população, não só para incentivar o aproveitamento desse potencial, mas também como forma de contrapartida social e conscientização pública sobre a necessidade dos investimentos em ciência e tecnologia nesta região.
O EANE foi idealizado na década de 1970 pelos clubes de Astronomia da região com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste, astrônomos profissionais e amadores. Atualmente é considerado como um dos maiores encontros regionais de astronomia do país. O primeiro encontro ocorreu entre 29 e 31 de Dezembro de 1975 na cidade de Fortaleza no estado do Ceará. Este evento ficou conhecido com 1° Colóquio de Astronomia do Nordeste. Em 1978 este mesmo encontro passou a ser chamado de Encontro de Astronomia do Nordeste (EANE). Em 1983 e 1997 ocorreram mais duas edições do EANE. A partir de 2005, o encontro passou a ser realizado anualmente com o nome de Encontro Interestadual Nordestino de Astronomia (EINA). Em 2012, o encontro voltou à Fortaleza, no Ceará, e lá foi decidido em assembléia que o encontro voltaria a se chamar EANE. Assim a edição de 2013 do encontro realizado na cidade de Natal no Rio Grande do Norte foi chamado de XIII EANE(1). Em 2014, o encontro foi realizado na Paraíba, em João Pessoa. Na sequência, os EANEs foram realizados em São Cristóvão (SE), Recife (PE) e Maceió (AL). Em 2018, durante o XVIII EANE em Bezerros, Pernambuco, a cidade de Taperoá foi escolhida como sede do XX Encontro de Astronomia do Nordeste a ser realizado em 2020. Entretanto, com as restrições impostas pela pandemia da COVID-19, o evento foi adiado e será realizado agora, em 2022. Antes disso, em junho de 2019, foi realizada a 19ª edição do EANE na cidade de Arapiraca no Estado de Alagoas.
O XX EANE será realizado em Taperoá, PB, no Polo Municipal de Apoio Presencial Universidade Aberta do Brasil (UAB) Monsenhor Manoel Vieira, localizado na Rua Coronel Dorgival Vilar Filho, 287.
Taperoá, no Cariri Paraibano, é uma pequena cidade de 15 mil habitantes a 245 Km da capital. Apesar de seu clima seco, característico do sertão paraibano, a economia da cidade gira em torno da agricultura, da pecuária e do comércio. Mas é na cultura que esta cidade fundada em 1886 se destaca. Taperoá é terra de artistas como Vital Farias, Dorgival Terceiro Neto e Ariano Suassuna, autor de grandes obras como "O Auto da Compadecida" e "A Pedra do Reino", e fundador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.