Observação pública do eclipse lua de 15 de junho

      Nenhum comentário em Observação pública do eclipse lua de 15 de junho

Nesta próxima quarta-feira, 15 de junho de 2011, os brasileiros terão o prazer de presenciar um eclipse total da Lua, um espetáculo da natureza e um ótimo momento para observar os contornos lunares, enquanto o astro entra e sai do cone de sombra da Terra.

A Associação Paraibana de Astronomia e a Estação Ciência, Cultura e Artes – comumente chamada apenas de Estação Cabo Branco – estarão promovendo uma sessão pública de observação e explicação do evento astronômico. Serão montados telescópios para que os interessados possam contemplar o relevo selenográfico com maiores detalhes, além disso vários membros da APA estarão presentes para dar maiores explicações sobre com ocorrem os eclipses e quais seus significados para a humanidade, quer no campo cultural quer no epistemológico.

É importante lembrar que não veremos o início do eclipse, pois para nossa longitude a Lua já nascerá parcialmente encoberta, mas teremos a oportunidade de ver o cume do processo, quando ela estará completamente encoberta para sombra do planeta.

Todo o evento será facilmente acompanhado por qualquer espectador sem necessidade de equipamentos ópticos. Contudo, se você usar um pequeno binóculo, de preferência que não aumente muito – 10 vezes será excelente – , verá imagens impressionantes das crateras e “mares” de nosso astro mais próximo.

No total, veremos o fenômeno por volta de 1h30min, de, aproximadamente, 17h30min às 19h.

Observação pública:

Local: Terraço da Estação Ciência
Data: 15 de junho
Horário: a partir das 17h

Fontes: APA e Observatório da UFMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *