Vem aí o Concurso Fotográfico Eclipse de 21 de Agosto

A Foto Astronômica dessa Semana é um exemplo do tipo de foto que poderá ser feita aqui no Nordeste durante o eclipse do dia 21 de agosto. No Brasil, ele será visto de forma parcial apenas em alguns estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste e durante o pôr do Sol. Sua totalidade irá ocorrer apenas sobre os Estados Unidos.

Os afortunados brasileiros que poderão presenciar esse eclipse durante o pôr do Sol poderão participar também do Concurso Fotográfico Eclipse de 21 de Agosto que será promovido pela APA.

Os eclipses solares são eventos tão espetaculares que algumas pessoas se dedicam a viajar o mundo em busca deles. Caçar eclipses totais do Sol pode levar você a lugares interessantes mundo afora e conhecer pessoas mais interessantes ainda. Esta foto mostra o eclipse que aconteceu sobre o Quênia em 2013. O astrofotógrafo Eugen Kamenew, que fez essa imagem, teria uma experiência completa. Havia combinado com um membro do povo Maasai que iria pegá-lo no aeroporto, visitar o sul do Quênia, e até participaria da foto do eclipse vestido com roupas tradicionais. Mas infelizmente, uma semana antes do eclipse, o contato do astrofotógrafo morreu, e não pôde participar da foto e nem mesmo ficar sabendo que essa foto foi premiada em um dos mais importantes concurso de astrofotografia do mundo.

Mesmo assim, o Kamenew deu um jeito de homenagear, não só aquele que seria o seu guia, mas também todo um povo. A foto acima foi feita em 2013 no Quênia, durante um tipo raro de eclipse chamado de eclipse híbrido, nesse tipo de eclipse, ele é total em certas posições e anelar ou anular em outras, nesses pontos, a Lua está mais longe da Terra e não é capaz de cobrir totalmente o disco solar.

Duvidas elogios ou Sugestões? Comente abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *