O Fabuloso Destino do Meteorito Bendegó

Em 1784, o garoto Domingos da Motta Botelho, enquanto pastoreava o gado em uma fazenda em Monte Santo, Sertão da Bahia, encontrou uma pedra diferente, escura, com aspecto metálico e que, apesar de todo o calor do sertão, permanecia fria o tempo todo. Tratava-se do Meteorito Bendegó, o maior meteorito brasileiro.

A notícia daquela estranha pedra correu o mundo. Em 1785, ao tomar conhecimento de sua existência e de boatos de que ela continha ouro, o então governador da Bahia, Dom Rodrigues Menezes, ordenou seu transporte até Salvador.

Ela foi colocada em cima de uma carroça que era puxada por 12 pares de bois. Após 180 metros de viagem, a imensa pedra quebrou a carroça e despencou na primeira ladeira. Acabou descansando em no leito do Rio Bendegó, por onde permaneceu por mais de 100 anos.

Em 1810, ela foi visitada pelo cientista A. F. Mornay, que constatou que se tratava de um meteorito. Ele extraiu as primeiras amostras da peça e enviou para a Real Sociedade de Londres.

Em 1886 o D. Pedro II tomou conhecimento da existência do meteorito ao visitar a Academia de Ciências de Paris, determinou que ela fosse levada para o Rio de Janeiro, capital do Império.

Essa não foi uma tarefa simples. Uma comissão de engenheiros foi formada e em 7 de setembro de 1887 o Bendegó começou a ser retirado do riacho.

Apenas em 25 de novembro do mesmo ano ele foi colocado em cima da carroça que o levaria até a estação de trem mais próxima, a 113 Km dali. Esse trajeto levou 116 dias para ser cumprido. Apenas em 14 de maio de 1888, após cair sete vezes no meio do caminho, o meteorito chegou à Estação de Jacurucy, onde foi embarcado para Salvador.

Em Salvador, o Bendegó foi pesado (5.360 Kg!) ficou exposto por 5 dias, depois foi enviado ao Recife e de Recife para o Rio de Janeiro, onde chegou em 15 de junho de 1888 pela Princesa Isabel.

A Marinha da Côrte fez um corte (trocadilho dispensável!  ) no meteorito, de onde foram extraídas amostras que foram enviadas para o mundo inteiro.

Em 27 de junho de 1888, o Meteorito Bendegó foi levado para o Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde permanece em exposição até hoje.

E após conhecer esse breve resumo da história do maior meteorito brasileiro, que tal ouvir essa história contada de uma forma bem nordestina?

Vejam o vídeo produzido pelo Museu Nacional para contar a história do Bendegó:
https://youtu.be/LOKuCWC6Bgw

Detalhes:
O meteorito de Bendegó pesa 5,36 toneladas e mede 2,15m x 1,5m x 65cm. De formato meio achatado, lembra uma sela de montaria. Trata-se de uma massa compacta, composta principalmente de ferro e níquel, contendo outros elementos em quantidades menores.

Para saber mais:
– https://pt.wikipedia.org/wiki/Meteorito_do_Bendegó
– http://www.meteoritos.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49%3Ao-meteorito-de-bendego&catid=35%3Ameteoritos-brasileiros&Itemid=54
– http://www.museunacional.ufrj.br/obrasraras/o/0053/89-184.pdf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *