João Pessoa tem dois grandes eventos de astronomia em 2014

48° EREA XIV EANE

O ano de 2014 será especialmente movimentado para aqueles que se interessam por astronomia em João Pessoa. A APA – Associação Paraibana de Astronomia e o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB, estão organizando dois grandes eventos de astronomia na cidade. O primeiro, que ocorre entre os dias 29 de abril e 1° de maio, é o 48° EREA – Encontro Regional de Ensino de Astronomia e é voltado para professores de geografia, física e ciências da rede pública e privada de ensino. Na sequência, entre 1° e 03 de maio, ocorre o XIV EANE – Encontro de Astronomia do Nordeste, cujo público alvo são astrônomos amadores das diversas associações e clubes de astronomia de todo o nordeste.

Os EREAs são encontros realizados sob a responsabilidade dos organizadores locais, mas sempre com a orientação e apoio da OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. A OBA tem organizado os EREAs em diversos lugares do Brasil, com o intuito de colaborar com a capacitação dos professores responsáveis pelo ensino dos conteúdos de astronomia, ciências, geografia e física. Os EREAs nasceram em 2009, ano no qual comemoramos o Ano Internacional da Astronomia.

O evento é composto de uma série de palestras e oficinas com o objetivo de capacitar os professores no ensino de astronomia, utilizando didáticas formais e não-formais. Esta edição do EREA ocorrerá na Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes. A inscrição no 48° EREA é inteiramente grátis e deve ser feita através do site do evento. Além disso, as escolas representadas no encontro receberão um galileoscópio (uma pequena luneta), cortesia da OBA.

Já o EANE, é um encontro organizado pelas entidades astronômicas do nordeste e reúne anualmente os astrônomos amadores da região, com o objetivo de integrar os grupos e desenvolver ações que visem à popularização, o ensino e a pesquisa em astronomia no Nordeste. Os encontros acontecem desde a década de 70, quando os astrônomos Rubens de Azevedo e Pe. Jorge Polman, imaginaram um encontro de entidades astronômicas da região. Foi organizado então o 1° Colóquio de Astronomia do Nordeste, que ocorreu em 1975 em Fortaleza. De 1975 até 2013 foram organizados 13 encontros, mas desde 2005, passou a ser um encontro anual.

A abertura do XIV EANE ocorrerá na Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, na sequência do 48° EREA. O restante do evento será realizado no Campus de João Pessoa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), no bairro de Jaguaribe. A inscrição no XIV EANE custa R$ 30,00 e também deve ser feita exclusivamente no site do evento.

Ambos os eventos estão sendo realizados com recursos da CAPES, e também receberam o apoio do IFPB, para o XIV EANE, e da Estação Cabo Branco, para o 48° EREA. A organização espera contar com cerca de 300 participantes nos dois eventos.

Para maiores informações:
XIV EANE: http://www.apapb.org/xiv_eane/

48° EREA: http://www.apapb.org/48o_erea/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *