Livro resgata a história do Observatório Astronômico da Paraíba

Um levantamento histórico conduzido por um professor do Estado e membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA) resultou em um livro que conta a história do mais antigo observatório da Paraíba e está disponível para download gratuíto. O livro intitulado “Observatório Astronômico da Paraíba: Um Olhar ao Universo” é uma obra que resgata e valoriza a trajetória do Observatório Astronômico da Paraíba (OAP), um marco da ciência e da educação no estado.

O livro é coautorado por Tomaz Passamani, professor de Física da rede estadual e membro da APA; Daniella Pereira, advogada e curadora do Arquivo Afonso Pereira; e o historiador Pablo Bandeira. A publicação destaca a importância do professor, educador e jurista Afonso Pereira da Silva, que, ao lado do astrônomo Rubens de Azevedo, foi responsável pela fundação do observatório em 13 de maio de 1967.

Cúpula do Observatório Astronômico da Paraíba - Foto: Marcelo Zurita
Cúpula do Observatório Astronômico da Paraíba – Foto: Marcelo Zurita

Além de apresentar a relevância científica e pedagógica do OAP, o livro relembra momentos importantes da história deste importante equipamento que se encontra abandonado desde 1975, quando os convênios governamentais deixaram de ser renovados. O observatório foi pioneiro no Nordeste e, além das observações científicas, chegou a abrigar cursos de iniciação científica, atividades culturais e observações abertas ao público, antes de ser desativado por falta de apoio institucional.

O lançamento oficial da obra “Observatório Astronômico da Paraíba: Um Olhar ao Universo” aconteceu em 2023, durante o 23° Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), realizado na cidade de Araruna, Paraíba. O evento reuniu astrônomos amadores e profissionais de todo o país e foi o palco ideal para celebrar esse resgate da memória astronômica paraibana.

O livro está disponível gratuitamente para download no site do Arquivo Afonso Pereira:
📘 arquivoafonsopereira.com.br/acervo/producoes-intelectuais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *