Estação Cabo Branco promove palestras em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia

 

30 nov 13

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes promove neste domingo (1º), das 17h30 às 20h30, no Terraço da Torre do Mirante, palestras com diversos especialistas, intercaladas por sessões de observação planetária. O evento, em comemoração ao Dia Nacional da Astronomia, é gratuito e aberto ao público. A observação depende das condições climáticas.

Segundo o professor Marcos Jerônimo Roque Barreto, coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, o Dia Nacional da Astronomia é comemorado no dia 2 de dezembro, em homenagem ao aniversário do imperador Dom Pedro II, que era um apaixonado pela ciência e estabeleceu o Observatório Nacional no Rio de Janeiro, em 1827.

Para Marcos Jerônimo, a divulgação da Astronomia e da ciência como um todo vem servindo para estreitar os laços entre ela e o homem. “Os resultados do desenvolvimento científico e tecnológico da astronomia e áreas afins têm vindo recorrentemente a transformarem-se em aplicações essenciais para o nosso dia-a-dia, como computadores pessoais, satélites de comunicação, celulares, Sistema de Posicionamento Global (popularmente conhecido por GPS), painéis solares, scanners de ressonância magnética, microlaser e muitas outras aplicações para a medicina”, ressaltou.

Palestras – As palestras se concentram em torno do tema planetário e contam com a participação de Tomaz Passamani, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), que vai falar sobre o trabalho da Associação; professor Paulo Vamberto, que vai abordar o uso do ‘Stellarium’, um programa de computador que usa Software Livre e simula o céu; representantes do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (Nepa) do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba; professor Marcos Jerônimo, que abordará os temas ligados ao Laboratório de Astronomia; e uma palestras sobre Astrofotografia, com Marcelo Zurita, também da APA.

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/estacao-cabo-branco-promove-palestras-em-comemoracao-ao-dia-nacional-da-astronomia/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *