Astrônomos Paraibanos Registram Evento Raro em João Pessoa

Todos nós nos acostumamos com o fato de somente ver planetas e estrelas no céu durante a noite. Entretanto, os astros mais luminosos também podem ser observados durante o dia. Pois bem, no último domingo, 31 de agosto, astrônomos amadores de João Pessoa se reuniram na Estação Cabo Branco para registrar um evento raro que aconteceu durante a tarde: o planeta Saturno, famoso por seus exuberantes anéis foi ocultado pela Lua.

Ocultação de Saturno pela Lua - Momento da Emersão

Ocultação de Saturno pela Lua – Momento da Emersão

A ocultação ocorre quando a Lua se alinha perfeitamente com algum planeta ou estrela. Esta ocultação de Saturno foi a última de uma rara sequência de três que ocorreram esse ano. A primeira, em 20 de março ocorreu de noite e também foi registrada pela equipe paraibana e a segunda, dia 17 de abril, só foi visível no extremo sul do país. O que foi especial nessa terceira ocultação é que, no Brasil, ela ocorreu durante o dia, então poucos tiveram o privilégio de observar e registrar.
Segundo o Professor Marcos Jerônimo, coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, observar um planeta durante o dia é praticamente impossível a olho nu. A atmosfera terrestre reflete muita luminosidade do Sol. Por isso, fica difícil distinguir a tênue luminosidade refletida pelos planetas. No entanto, com os equipamentos corretos e um certo conhecimento do céu, essa tarefa passa a não ser tão complicada. E foi justamente isso que fizeram os astrônomos paraibanos.
A equipe formada por Marcos Jerônimo, Tomaz Passamani (presidente da Associação Paraibana de Astronomia), Francisco Nobre (coordenador do NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB) e Marcelo Zurita (coordenador do Grupo de Estudos em Astrofotografia do NEPA/IFPB), utilizaram telescópios e equipamentos próprios e cedidos pelo NEPA para registrar o evento e também para exibir este raro fenômeno para o público presente na Estação Cabo Branco na tarde deste domingo. Quem esteve lá, pode observar através dos telescópios e através de uma câmera conectada a um dos telescópios o momento em que Saturno surgiu de trás da Lua. Durante a observação, os astrônomos presentes explicaram o evento ao público além de falar sobre as principais curiosidades sobre Lua e Saturno.
Alécio Barreto, empresário pessoense, estava entre o público que assistiu ao fenômeno. Segundo ele, foi um momento único. “Acho que isso ajuda a aproximar as pessoas da astronomia e aumenta a curiosidade e motivação para estudar mais. E o fato de ser em local público facilita o acesso a informação dessa área que é um pouco difícil de se ter na prática. Eu gosto muito de ir na estação Cabo Branco porque é um espaço de ciências, que eu gosto, e gratuito. É muito bom contar com isso em nossa cidade.” – disse Alécio.

Público presente na Estação Cabo Branco observa o fernômeno

Público presente na Estação Cabo Branco observa o fernômeno

Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Tomaz Passamani, a divulgação da astronomia ao público é o principal objetivo da associação. E poder fazer isso de forma prática e muitas vezes lúdica, facilita a difusão de conhecimento nessa ciência que tanto fascina a todos.
O Professor Francisco Nobre conta que a Paraíba estava entre os poucos estados brasileiros que puderam observar essa ocultação. Nos estados mais ao sul, Saturno passou perto da Lua, mas não chegou a ser ocultado, o que só aconteceu em uma pequena faixa que incluiu alguns estados do norte e nordeste do país.

Mapa de visibilidade da ocultação

Mapa de visibilidade da ocultação

Em novembro, esta mesma equipe de astrônomos estarão em Maceió-AL para o 17° ENAST – Encontro Nacional de Astronomia, e devem apresentar um trabalho baseado nesta observação da ocultação de Saturno pela Lua.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *