Asteroid Day 2018

19420604_743573439182550_3859081324404811452_n

É importante frisar que não se conhece, até o momento, nenhum grande asteroide com significativa probabilidade de impactar a Terra ainda nesse século. Mas sabe-se também que temos muitos asteroides potencialmente perigosos para descobrir.

E se, algum dia, descobrirmos um deles em rota de colisão com a Terra?

Provavelmente seria uma corrida contra o tempo. Qualquer ação, seja para evacuar as prováveis áreas afetadas na Terra, seja para tentar evitar o impacto, requerem tempo para planejamento e execução.

A solução mais eficiente já projetada para desviar a órbita de um asteroide é o chamado “Trator Gravitacional”. Trata-se basicamente de uma nave espacial de 20 toneladas viajando por alguns anos a uma distância de 50 metros do asteroide. A atração gravitacional da nave provocaria um pequeno e constante desvio na órbita do asteroide, que ao longo de alguns anos poderia tirá-lo de sua rota de colisão com a Terra.

O Trator Gravitacional é, sem dúvida, a solução mais elegante e segura que existe, pois não existem efeitos colaterais e tudo pode ser calculado com antecedência para que dê certo. Entretanto, ainda não temos tenologia para desenvolver e enviar para o espaço algo tão pesado. E com os constantes cortes nos programas espaciais dos países desenvolvidos, talvez não tenhamos tempo suficiente para fazê-lo.

O Asteroid Day é uma iniciativa mundial que visa conscientizar os governos e a população sobre a necessidade de se investir mais no estudo e no desenvolvimento de tecnologias que nos permitam evitar ou minimizar os danos causados por eventos de impacto.

Participe você também! Promova ou sugira um evento na sua escola, no seu clube ou condomínio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *