Eclipse lunar reúne centenas de pessoas nos pontos de observação da APA

Já a Lua, faltou. Uma densa nebulosidade cobriu o céu durante quase todo o dia e impediu que grande parte dos paraibanos contemplassem o maior eclipse lunar do século 21.

A Associação Paraibana de Astronomia montou pontos de observação com telescópios em três cidades da Paraíba, mas em todas as três o eclipse não pode ser visto em sua totalidade devido ao mau tempo.

Em João Pessoa mesmo tempo estando fechado por todo o dia, centenas de pessoas se reuniram no Mag Shopping e formaram filas em torno dos telescópios que ficaram a postos para o caso do tempo abrir. Enquanto isso não ocorria, imagens eram transmitidas em tempo real a partir de observatórios em outras partes do mundo e projetadas em um telão na praça de alimentação do Shopping, o que ajudou a reduzir a ansiedade de todos aqueles que esperavam uma oportunidade para observar o fenômeno.

Tempo Fechado em João Pessoa - Foto: Bruna Cairo/Jornal da Paraíba

Tempo Fechado em João Pessoa – Foto: Bruna Cairo/Jornal da Paraíba

Mas enquanto o tempo passava, o mau tempo não passava. Foi apenas através do telão que todos viram a lua escura e avermelhada durante quase duas horas, e depois saindo aos poucos da sombra da terra.

Em um certo momento, já com o eclipse em sua fase parcial, abriu-se uma brecha entre as nuvens e foi possível observar a lua por alguns poucos minutos. Foi o momento mais emocionante da noite, comemorado intensamente por todos que estavam no shopping. Os telescópios, que já estavam preparados para esse momento, rapidamente apontaram para o astro e foi possível que alguns poucos sortudos observassem através deles.

Em Taperoá em Matureia, o público presente nos pontos de observação com telescópios tiveram um pouco mais de sorte, mas nem tanto. Nos dois locais, a nebulosidade impediu a visualização da melhor parte do eclipse, que é a totalidade. Já durante a fase parcial, o céu abriu completamente, primeiro em Taperoá e depois em Matureia. E foi o suficiente para o público das duas cidades festejarem e observarem a parte final do eclipse. Além disso, mesmo após finalizado o eclipse, a população seguiu nos locais de observação para contemplar a Lua Cheia e os Planetas Marte, Júpiter e Saturno que também estavam presentes no céu.

Aparentemente estamos aqui falando de um evento frustrado, e é óbvio que houve realmente uma frustração, afinal de contas foi muito tempo de preparação e organização desses eventos tanto por parte da APA, quanto das pessoas que vieram assistir. Entretanto houve também um sentimento muito bom em ver o interesse que um evento astronômico como um eclipse desperta nas pessoas, que mesmo diante de condições completamente adversas, reservaram parte do seu tempo na esperança de talvez conseguir observar o eclipse.

E foi muito bom perceber que mesmo sem realizar esse desejo, Todos estavam interessados em conhecer mais em entender como funcionam os telescópios em saber como poderiam acompanhar futuros eventos. Tudo isso nos dá uma grande satisfação e a esperança de que no dia 20 de Janeiro de 2019, quando ocorrerá o próximo eclipse lunar, a coisa vai ser diferente, e poderemos contemplar junto a esse público maravilhoso um verdadeiro espetáculo, no céu e na Terra.

Notícias do além-nuvem
Mas não só de frustração foi o acompanhamento do eclipse pela Paraíba. De acordo com matéria publicada no portal Valenews-pb, em Piancó no Alto Sertão da Paraíba, o astrônomo amador Alex Fernandes registrou todos os momentos do eclipse dessa sexta-feira, tanto em fotos como em vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=MdE0B2TkuLs&t=52s

Já esta foto publicada no Climatempo, foi enviada por Rodrigo Souza de São José da Lagoa Tapada, também Alto Sertão da Paraíba. A eles mandamos nossos Parabéns pelos registros que salvaram o eclipse da Paraíba! 😉

Eclipse em São José da Lagoa Tapada, PB - Foto: Rodrigo Souza

Eclipse em São José da Lagoa Tapada, PB – Foto: Rodrigo Souza

E para encerrar com chave de ouro, a foto do jornalista Gilberto Angelo do Vale do Piancó Notícias que, de tão bela, inspirou o autor a compor uma bela poesia em homenagem ao eclipse. Confiram:

Eclipse Total em Piancó - Foto: Gilberto Angelo/Vale do Piancó Notícias

Eclipse Total em Piancó – Foto: Gilberto Angelo/Vale do Piancó Notícias

“De repente ela passa em ‘voo razante’, com dança frenética e sensual, enfeitiçando tudo ao meu redor. Percebi que ela tinha uma sensibilidade fora dos padrões, uma espécie de dom da superação, pois o escuro era a sua visão mais perfeita. Meu pensamento paralisava como os movimentos dos meus olhos fixados naquela maravilha fascinante. Não entendia os movimentos daquela lua, tentando, de forma admirável, chamar a minha atenção, como se eu fosse o seu macho reprodutor. Em meio a tanto encanto pude entender que era algo que enfeitiçava a ordem colorida das partes fotográficas do meu olhar. Um momento! Ela se aproximava e fazia sopro em suas voltas ao meu redor. Aos poucos, diante do meu encanto e de tanto tentar entender aquela lua, pude enxergar que ela era cega e surda-muda. Era uma lua linda, de sorriso extravagante, olhar penetrante no vácuo do escuro, que a fazia sentir com maior precisão do que todos no ambiente, os perfumes que estavam soltos no ar do ambiente. Era a mais perfeita lua do Eclipse lunar” Autor: Gilberto Angelo

Na mídia

Veja onde mais esse eclipse foi noticiado:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *