6° Encontro Paraibano de Astrofotografia tem recorde de público e excelentes imagens

No último final de semana, entre 7 e 9 de setembro, foi realizado na cidade de Maturéia Sertão da Paraíba o 6º EPA – Encontro Paraibano de Astrofotografia. O encontro organizado pela APA – Associação Paraibana de Astronomia e pelo NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB em parceria com o Casarão do Jabre, tem como objetivo difundir a prática da astrofotografia, que utiliza técnicas e softwares específicos para o registro fotográfico de objetos astronômicos como planetas, nebulosas e galáxias. Para isso reúne em um local afastado da poluição luminosa das grandes cidades, astrônomos astrofotógrafos e pessoas interessadas para praticar, trocar experiências e aprender um pouco mais sobre as técnicas de aquisição e tratamento de imagens astronômicas.

Casarão do Jabre pronto para o 6º EPA! e Pico do Jabre ao fundo - Foto: Alex Costa

Casarão do Jabre pronto para o 6º EPA! e Pico do Jabre ao fundo – Foto: Alex Costa

Com a presença de cerca de 100 participantes, o evento teve participação recorde e já é considerado o maior encontro de astrofotografia do país. O resultado pode ser percebido na qualidade das imagens produzidas durante o encontro, e nos trabalhos cada vez mais reconhecidos.

Seguindo uma programação bem sucedida nos anos anteriores, o evento contou com uma parte teórica com palestras introdutórias sobre aquisição e tratamento de imagens astronômicas voltadas principalmente para os principiantes. Mas o grande sucesso foi mesmo a parte prática, com duas noites absolutamente limpas, onde os participantes puderam registrar diversos alvos até o amanhecer.

Uma das novidades desta edição foi a criação de novas estruturas no Casarão do Jabre especialmente para atender ao encontro. A Praça dos telescópios foi reformada e ganhou um nivelamento do piso, proporcionando melhores condições para realização das astrofotografias. Na área de camping, foi criado um redário, excelente opção para descansar após as noites de trabalho.

E como é de costume, o 6° EPA! contou também com uma programação social paralela voltada para a população local, mas com um grande diferencial: a cidade ganhou um novo monumento, um Relógio Solar, construído pela Associação Paraibana de Astronomia em parceria com o Casarão do Jabre e a Prefeitura Municipal de Maturéia. Uma justa homenagem à cidade que recebe tão bem os Encontros Paraibanos de Astrofotografia há 5 anos. O monumento foi inaugurado no final da tarde de sábado (08) e na sequência, os telescópios da APA e do NEPA tomaram a praça para a realização da observação pública.

Relógio de Sol de Maturéia - foto: Marcelo Zurita

Relógio de Sol de Maturéia – foto: Marcelo Zurita

Observação Pública na Praça do Relógio - Foto: Marcelo Zurita

Observação Pública na Praça do Relógio – Foto: Marcelo Zurita

O 6° EPA! foi sem dúvidas a melhor edição do evento. Não só pelo grande número de participantes, mas também pela qualidade dos trabalhos produzidos e pelo envolvimento de participantes e da população local. Um sinal que o Evento vem alcançando seus objetivos de difusão da astrofotografia na Paraíba e também da divulgação da astronomia como forma de acesso à ciência e de inclusão social.

Foto Oficial do 6º EPA! - Foto: Caio Silva

Foto Oficial do 6º EPA! – Foto: Caio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *