Asteroid Day na Escola Argentina P. Gomes em João Pessoa

A Escola Estadual Argentina Pereira Gomes em João Pessoa recebeu na manhã desse dia 15 a primeira atividade do Asteroid Day 2019 em João Pessoa.

Além de uma palestra sobre o Asteroid Day, os estudantes presentes tiveram a oportunidade de ver e tocar os modelos tridimensionais de asteroides, expostos junto aos painéis explicativos que traziam informações e curiosidades a respeito de cada asteroide, assim como uma mostra de fotomontagens de asteroides em ambientes urbanos.

Estre os modelos expostos estava um modelo do primeiro asteroide (ou cometa) interestelar registrado, o 1I/’Oumuamua descoberto em 2017 pelo Pan-STARRS. Também havia um modelo do Cometa 67P/Churiumov-Gerassimenko, que foi visitado em 2014 pela Sonda Européia Rosetta, e também o modelo da Cratera Barringer, formada por um asteroide com aproximadamente 50 metros de diâmetro que impactou a Terra a cerca de 50 mil anos no Arizona, EUA.

As fotomontagens expostas, mostravam um asteroide de 17 metros de diâmetro (mesmo tamanho do asteroide que atingiu a Rússia em 2013) em frente à Igreja de São Francisco em João Pessoa; mostrava também em plena Avenida Epitácio Pessoa um asteroide de 50 metros, o mesmo tamanho do asteroide que gerou a Cratera de Barringer e mostrava também a própria Cratera de Barringer, posicionada cuidadosamente no Bairro de Tambaú, um dos mais populosos de João Pessoa.

Durante a palestra, ministrada pelo atual Presidente da APA, Marcelo Zurita falou de como surgiu o Asteroid Day, sobre os reais riscos que a Terra corre de ser atingida por um grande asteroide, que tipos de estragos isso causaria e também quais são as ações que podem ser tomadas para evitar que isso ocorra ou para minimizar os danos que poderiam ser causados.

O Asteroid Day é um movimento mundial que tem como principal objetivo conscientizar as pessoas sobre esses riscos e sobre as ações que devem ser tomadas pelas autoridades diante da possibilidade de impacto de um grande asteroide. Em 2015, o dia 30 de Junho foi declarado pela ONU como Dia Internacional do Asteroide, um dia para que essas ações de conscientização ocorram em todo o mundo. Em João Pessoa, a Associação Paraibana de Astronomia está promovendo ações do Asteroid Day nas escolas durante todo o mês de junho, uma vez que no final do mês é um período em que normalmente ocorrem as provas e férias escolares.

Aqueles que gostaram e tem interesse em receber um evento do Asteroid Day em sua escola, entre em contato com a Associação Paraibana de Astronomia através do email apa1967@gmail.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *