Maior Encontro de Astrofotografia do País Ocorre no Sertão Paraibano em Setembro

Todos sabem que “não há, ó gente, ó não, luar como esse do sertão”. Os versos de Luar do Sertão, são de 1914, e retratam de forma fiel e saudosista o belo céu do sertão brasileiro. Mais de 100 anos anos depois, o céu reverenciado por Cátulo da Paixão Cearense, é algo cada vez mais raro em planeta tomado por grandes cidades e os céus cada vez mais ofuscados pelas luzes dos centros urbanos.

Na Paraíba, entretanto, o céu do sertão ainda preserva grande parte da beleza noturna, e uma vez por ano, um grupo de astrônomos, astrofotógrafos e aficionados pela astronomia, se reúnem na zona rural de Maturéia para contemplar e fotografar a toda beleza e imensidão do universo. Trata-se do Encontro Paraibano de Astrofotografia, ou simplesmente EPA!, que ocorre desde 2013 e já é considerado o maior encontro de astrofotografia do país.

A ideia principal do encontro é promover a integração entre todos os que praticam ou gostam de astrofotografia, com o objetivo de difundir as técnicas e ganhar novos adeptos. Entre os dias 27 e 29 de setembro ocorrerá ocorrerá a 7ª edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia no Casarão do Jabre em Maturéia.

ASTROFOTOGRAFIA

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

Crédito: Renato Bandeira

Crédito: Renato Bandeira

O LOCAL

O Casarão do Jabre, localizado aos pés do Pico do Jabre, o ponto mais alto da Paraíba, recebe e organiza o encontro juntamente com a Associação Paraibana de Astronomia (APA) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB (NEPA). O local foi escolhido por reunir as melhores condições climáticas para a observação, a distâncias dos grandes centros e a estrutura do Casarão do Jabre, que garante não só a energia para os equipamentos quanto local para hospedagem e alimentação, além de um ambiente bastante aconchegante e acolhedor.

Crédito: Caio Silva

Crédito: Caio Silva

HISTÓRICO

O evento é realizado desde 2013 e está atualmente em sua 7ª edição. Em 2013, ele foi realizado entre os dias 1° e 03 de novembro, contou com 32 participantes e foi encerrado no domingo pela manhã, com a observação de um eclipse solar parcial.

Em 2014, foi realizado entre os dias 21 e 23 de novembro e contou com 46 participantes. Na noite de sábado, uma observação pública foi realizada com alunos da região.

Em 2015, o evento ocorreu entre os dias 11 e 13 de setembro e contou com 50 participantes. A observação pública no sábado foi incorporada ao evento.

Em 2016, a quarta edição do evento ocorreu entre os dias 02 e 04 de setembro e contou com 46 participantes. Uma das fotos feitas nesse encontro foi premiada em um concurso nacional promovido pela USP, outra está entre as finalistas do Brasilia Photo Show 2017/18.

Crédito: Marcelo Zurita

Crédito: Marcelo Zurita

Em 2017, o evento ocorreu entre os dias 20 e 22 de outubro e coincidiu com o período de máxima de uma das maiores chuvas de meteoros anuais, a Orionídas. No dia 20, houveram palestras e observações do Sol em duas escolas públicas de Maturéia. No sábado, observação pública foi realizada na Praça de Maturéia. No Casarão, o evento contou com 63 participantes ao todo.

Em 2018, o Encontro Paraibano de Astrofotografia foi o maior de todos. Ocorrendo entre os dias 07 e 09 de setembro, reuniu 104 participantes e contou com duas noites incrivelmente limpas e estreladas. Em celebração aos 5 anos de parceria com o Município, a Associação Paraibana de Astronomia e a Prefeitura Municipal de Matureia implantaram um Relógio Solar na Praça José Alves da Costa. A inauguração realizada no dia 08 foi sucedida pela observação pública com telescópios.

relogio002

SÉTIMA EDIÇÃO

A sétima edição do Encontro Paraibano de Astrofotografia ocorrerá entre os dias 27 e 29 de setembro e deve contar com cerca de 70 participantes. A programação do evento inclui duas noites inteiras de observação e prática, trilhas noturnas, palestras e minicursos para capacitação dos novatos. Seguindo a tradição dos eventos anteriores, haverá também uma noite em que a APA oferece uma observação pública com telescópios na praça, proporcionando um momento de contato com a astronomia para a população do Município.

INSCRIÇÕES

Infelizmente, as inscrições para o 7º EPA! já estão encerradas, mas esse ano, o evento será mais uma vez um sucesso de público. Foram 71 inscritos e contaremos também com a participação da população da cidade na noite de sábado, na observação que será realizada na Praça do Relógio.

Para quem se interessou, mas não conseguiu se inscrever, já pode reservar as datas de 18 a 20 de setembro de 2020 na sua agenda para o VIII EPA!.

ORGANIZAÇÃO E APOIO

O V EPA é organizado pelo Casarão do Jabre, Associação Paraibana de Astronomia, Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Maturéia, Laticínios Grupiara e Vice & Versa.

One thought on “Maior Encontro de Astrofotografia do País Ocorre no Sertão Paraibano em Setembro

  1. Monica

    Olá fiz a inscrição hoje pela manhã no link no entanto o pagamento página já tinha expirado! Como posso fazer a inscrição do evento? Pode ser por depósito bancário ?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *