Taperoá na PB receberá o 20° Encontro de Astronomia do Nordeste

A cidade de Taperoá, na Paraíba, receberá em junho um dos principais Encontros de Astronomia do país, o EANE – Encontro de Astronomia do Nordeste.

O encontro, que reúne astrônomos profissionais, amadores e entusiastas, foi idealizado ainda na década de 1970 pelos principais nomes da Astronomia da região, com o intuito de promover a interação entre as entidades astronômicas do Nordeste.

Palestra durante XIV EANE em João Pessoa, 2014

Palestra durante XIV EANE em João Pessoa, 2014

Em sua vigésima edição, o encontro ocorrerá entre os dias 11 e 13 de junho e tem como proposta principal, valorizar o Nordeste como potencial pólo de difusão da Astronomia, em função da sua geografia, clima e da baixa poluição luminosa, evidenciando a necessidade de políticas públicas para popularização da ciência junto à população, não só para incentivar o aproveitamento desse potencial, mas também como forma de contrapartida social e conscientização pública sobre a necessidade dos investimentos em ciência e tecnologia nesta região.

Programação

A programação do evento ainda não está fechada, mas como já é tradição em todos os EANEs, haverão palestras e minicursos com os principais temas da Astronomia da atualidade, mas com foco nos principais equipamentos astronômicos em implantação no Nordeste como a Base de Lançamento de Foguetes de Alcântara e o Radiotelescópio Bingo.

Alojamentos

Além das opções de hoteis e pousadas, a ULT – Universidade Leiga do Trabalho, disponibilizou vagas para alojamento dos participantes do XX EANE, além de uma ampla área para acampamento. O local, no Campus da ULT, é próximo ao Pólo da UAB, onde será realizado o evento, além de possuir uma área afastada onde podem ser realizadas observações astronômicas durante as noites.

Alojamentos ULT

Alojamentos ULT

O Local

Taperoá, no Cariri Paraibano, é uma pequena cidade de 15 mil habitantes a 245 Km da capital. Apesar de seu clima seco, característico do sertão paraibano, a economia da cidade gira em torno da agricultura, da pecuária e do comércio. Mas é na cultura que esta cidade fundada em 1886 se destaca. Taperoá é terra de artistas como Vital Farias, Dorgival Terceiro Neto e Ariano Suassuna, autor de grandes obras como “O Auto da Compadecida” e “A Pedra do Reino”, e fundador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro.

Vista aérea de Taperoá - Foto: Francisco Mendes

Vista aérea de Taperoá – Foto: Francisco Mendes

A cidade foi escolhida como sede do XX EANE durante a décima oitava edição do evento na cidade de Bezerros, em Pernambuco. Foram fundamentais para a escolha, o fator cultural, o excelente céu da região, adequado para a prática da Astronomia, e as parcerias já fechadas para a realização do evento, a exemplo da Universidade Aberta do Brasil, que sediará grande parte das atividades do encontro.

Organização

O evento é organizado por uma parceria entre o Grupo Mistérios do Espaço, o NEPA – Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB e a APA – Associação Paraibana de Astronomia e já tem o apoio de importantes instituições como a Prefeitura Municipal de Taperoá e a FAPESQ/PB – Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba.

Mais…

Os interessados em saber um pouco mais podem consultar o site do evento ou assistir o vídeo de lançamento transmitido no último domingo, 23 de fevereiro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *