Ao completar 100 anos, fundador da APA é homenageado com nome em asteroide

Ao completar 100 anos, fundador da APA é homenageado com nome em asteroide

Nem todo mundo sabe, mas a Paraíba já teve o privilégio de ser morada para um dos maiores astrônomos do Brasil. Seu legado para a Astronomia é tão grande, que neste sábado, 30 de outubro, dia em que estaria completando 100 anos, Rubens acaba de ser presenteado com um asteroide, que recebeu seu nome em homenagem às suas contribuições para a mais antiga das Ciências. A homenagem foi uma iniciativa de astrônomos amadores brasileiros e acaba de ser confirmada pela União Astronômica Internacional.

Rubens de Azevedo

O cearense Rubens de Azevedo foi um dos mais importantes astrônomos que o Brasil já teve. Também era exímio desenhista, professor e um excelente poeta e escritor. Escreveu diversos livros sobre Astronomia e se especializou na observação da Lua. Foi autor do primeiro mapa lunar brasileiro, além de participar do programa LION, de suporte às Missões Apollo que levaram o homem à Lua no final da década de 60. 

Rubens de Azevedo - Fonte: Acervo APA

Rubens de Azevedo – Fonte: Acervo APA

Mas seu mais importante legado na Astronomia, foi a divulgação da ciência. Ele atuou ativamente na implantação de diversos observatórios, clubes e associações astronômicas em todo o Brasil. 

Na Paraíba

Em sua passagem pela Paraíba, entre 1967 e 1975, Rubens de Azevedo esteve à frente da construção e fundação do Observatório Astronômico da Paraíba, e da APA, a Associação Paraibana de Astronomia. Deu aulas em várias escolas do Estado e ministrou o Primeiro Curso Brasileiro de Astronomia pelo Rádio.

Cúpula do Observatório Astronômico da Paraíba - Foto: Marcelo Zurita

Cúpula do Observatório Astronômico da Paraíba – Foto: Marcelo Zurita

A partir do Observatório Astronômico da Paraíba, Rubens participou do programa LION (Lunar International Observers Network), que reunia astrônomos de todo o mundo para observação de fenômenos transitórios lunares durante as missões Apollo. Na noite anterior ao primeiro passo de Neil Armstrong em solo lunar, Rubens observou uma variação luminosa na cratera Aristarco e enviou um telegrama à NASA, que repassou a informação à Apollo 11. Da órbita da Lua, o astronauta Buzz Aldrin confirmou o fenômeno observado por Rubens.

Mesmo com todas suas contribuições, ele sempre foi uma pessoa muito simples e tinha certa aversão às vaidades. Talvez por isso tenha tratado com certo desdém o telegrama que havia recebido da NASA com a confirmação de sua observação pelo Aldrin. O que para muitos estaria emoldurado em uma parede, para Rubens, ficou por muito tempo guardado entre livros e hoje está sumido. 

Toda a importância que ele não dava às coisas e aos seus feitos, ele destinava às pessoas. Foi casado com Jandira Carvalho, a quem dedicou dois terços da sua vida. Recebia centenas de cartas todos os meses de astrônomos de todo o Brasil. Nenhuma ficava sem resposta. 

A homenagem

Com seu jeito cativante e uma luneta apontada para Saturno, ele fisgou várias pessoas para a Astronomia. Era difícil deixar de olhar para o céu depois de conhecer Rubens de Azevedo. E nesta sexta (29), véspera do que seria seu centésimo aniversário, foi anunciado que o asteroide 84342, descoberto por Charles Juels e pelo brasileiro Paulo Holvorcem em 2002, acaba de ser nomeado oficialmente como (84342) Rubensdeazevedo. Em algum lugar no céu, o nome de Rubens de Azevedo agora está imortalizado. 

Órbita do Asteroide 84342 Rubensdeazevedo - Fonte: Minor Planet Center

Órbita do Asteroide 84342 Rubensdeazevedo – Fonte: Minor Planet Center

Nome de Rubens de Azevedo oficializado para o asteroide 84342 - Fonte: Minor Planet Center

Nome de Rubens de Azevedo oficializado para o asteroide 84342 – Fonte: Minor Planet Center

A proposta de homenagem partiu de astrônomos amadores brasileiros e foi abraçada por Holvorcem que enviou a sugestão de nome à IAU, a União Astronômica Internacional. No site da IAU o asteroide 84342 já aparece oficialmente com o nome Rubensdeazevedo e o texto memorial descritivo escrito por seu amigo e “discípulo” Dermeval Carneiro:

“Rubens de Azevedo (1921–2008) foi um astrônomo brasileiro e divulgador da ciência. Ele fundou observatórios e associações, incluindo a Sociedade Brasileira de Amigos da Astronomia, a primeira associação astronômica amadora do Brasil. Ele foi um selenógrafo e participante ativo da Rede Internacional de Observadores Lunar da NASA”

Rubens de Azevedo, que por 87 anos brilhou entre nós, agora brilhará para sempre entre as estrelas, a quem ele tanto se dedicou.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *