Daqui a um ano a PB estará no centro de um fantástico eclipse solar

Daqui a um ano, nosso Estado será palco para um dos mais belos espetáculos astronômicos dos últimos 80 anos. No dia 14 de outubro de 2023, ocorrerá um Eclipse Anular do Sol, que será o principal evento astronômico do ano no Brasil, e a Paraíba está no centro da faixa de visibilidade do fenômeno, o que torna o Estado um dos principais destinos para quem deseja acompanhar o eclipse. 

Um Eclipse Anular do Sol ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar. Por isso, no ápice do fenômeno, o Sol acaba gerando um “anel de fogo” em torno da Lua. Esse tipo de eclipse não chega a transformar o dia em noite, mas é de uma beleza única e gera sempre imagens espetaculares.

Um Eclipse Anular do Sol ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar - Gráfico: timeanddate.com

Um Eclipse Anular do Sol ocorre quando a Lua passa exatamente entre a Terra e o Sol, mas não está perto o suficiente para ocultar todo o disco solar – Gráfico: timeanddate.com

A faixa de visibilidade deste eclipse será bem extensa, passando pelo noroeste dos Estados Unidos, América Central, Amazônia e até as belíssimas praias de água morna do nordeste brasileiro. E no quesito belas imagens, a Paraíba será privilegiada, pois além do Estado estar quase que inteiramente dentro da faixa de visibilidade do fenômeno, o ápice do eclipse por aqui ocorrerá no final da tarde, e isso deve gerar imagens fantásticas de um pôr do Sol eclipsado com as belas paisagens nordestinas em primeiro plano. 

Faixa de visibilidade do Eclipse Anular de 2023 - Imagem: timeanddate.com

Faixa de visibilidade do Eclipse Anular de 2023 – Imagem: timeanddate.com

Além da oportunidade única de contemplar um fenômeno como este, a Paraíba ainda deve ser presenteada com a visita de centenas de milhares de turistas que virão para cá para apreciar o eclipse e viver uma experiência ímpar no Estado. Esse turismo deve ser favorecido pelo fato do eclipse ocorrer num sábado, dois dias depois do dia 12 de outubro, que é feriado nacional. Com a sexta devidamente enforcada, teremos então um feriado prolongado para viajar e contemplar o fenômeno de perto, com tempo de sobra para conhecer ainda alguns pontos turísticos da região. 

Calendário de outubro de 2023. Eclipse ocorrerá no sábado, dia 14, no meio de um feriado prolongado entre 12 e 15 de outubro - Imagem: APA

Calendário de outubro de 2023. Eclipse ocorrerá no sábado, dia 14, no meio de um feriado prolongado entre 12 e 15 de outubro – Imagem: APA

Além disso, por estar em uma das regiões mais secas do país, a chance das nuvens atrapalharem a visualização do eclipse é mínima, e para quem estiver no interior do Estado, ainda será possível a observação de um céu verdadeiramente estrelado durante a noite.

Por tudo isso, a Paraíba já seria um dos destinos mais procurados do país para se acompanhar este fenômeno, mas no que depender da Associação Paraibana de Astronomia, nosso Estado deverá oferecer a melhor experiência para todos aqueles que quiserem contemplar o eclipse. Por este motivo, estamos trazendo para a Paraíba o Encontro Nacional de Astronomia, que deve ocorrer em 2023, no final de semana do eclipse, na cidade de Araruna, um dos melhores locais do país para se observar o eclipse.

A Paraíba não tem um evento astronômico desta magnitude desde 1940 e não terá outro até 2045. No Brasil, o Eclipse Anular de 2023 será o melhor eclipse do Sol desta década. E se você aprecia fenômenos como este, não deve perder a oportunidade de ver um de perto. É uma experiência única, inesquecível e que deixa imagens espetaculares gravadas em nossa lembrança!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *