Em projeto da NASA, estudantes do IFPB captam imagens fantásticas através de grandes telescópios

Estudantes do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) ligados ao Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) estão tendo uma experiência incrível. Eles estão captando belíssimas imagens do Universo operando grandes telescópios espalhados pelo mundo em um projeto de Ciência Cidadã coordenado pela NASA. Confira algumas imagens

O Projeto Imagens do Céu Profundo é uma parceria entre o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, com apoio do Observatório Nacional – ON, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

Para este projeto, o Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA) firmou uma parceria com o Observatório Las Cumbres (LCO), que é uma rede de observatórios astronômicos com sede em Goleta, Califórnia, EUA e que administra 18 grandes telescópios no Chile, na África do Sul, no Hawaii, no Texas, nas Ilhas Canárias e na Austrália. Atualmente, o LCO conta com dois telescópios de 2 metros de diâmetro, nove de 1 metro e sete telescópios de 40 cm, colocados nos seis observatórios astronômicos ao redor do mundo. A rede opera como uma instalação de observação única e integrada, usando um software de programação que otimiza continuamente o cronograma de observação planejada de cada telescópio individual.

Telescópio de 1m de diâmetro em Santa Bárbara, nos Estados Unidos - Imagem: Matt Miller, Las Cumbres Observatory Global Telescope

Telescópio de 1m de diâmetro em Santa Bárbara, nos Estados Unidos – Imagem: Matt Miller, Las Cumbres Observatory Global Telescope

O objetivo do projeto é estimular os educadores a trabalhar com tecnologia de ponta, operando remotamente os telescópios para fazer observações e registros de objetos do céu profundo (galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas, planetas e corpos menores asteroides e cometas) e consequentemente motivar seus alunos no estudo da Astronomia.

O Professor Dr. Allysson Macário, por já trabalhar com Astrofotografia, viu que poderia ser uma excelente oportunidade para seus alunos e conseguiu, através de sua rede de contatos de pesquisa, um convite para sua equipe participar do projeto. “Fiz a inscrição e conseguimos inserir o IFPB nesse projeto. A partir dai tivemos alguns treinamentos e já começamos a operar remotamente os telescópios afim de fazer pesquisa do campo observacional”, complementa o professor, que também é coordenador do NEPA-IFPB.

Ainda segundo Allysson, a experiência no projeto é incrível, já que a maioria dos observatórios astronômicos atualmente estão localizados em locais distantes dos centros de pesquisa. E é justamente dessa forma, através de sistemas para controle remoto, que os pesquisadores operam esses grandes telescópios. Assim, levar os estudantes a terem esse tipo de experiência, é uma forma de capacitá-los para a pesquisa científica em Astronomia, tanto nas técnicas de aquisição e processamento das imagens, quanto na operação remota desses equipamentos tecnologicamente avançados.

Confiram algumas imagens captadas pela equipe do IFPB no projeto:

M51 - Conhecida popularmente como a Galáxia do Rodamoinho, é uma galáxia espiral na direção da constelação de Canes Venatici. Possui uma galáxia companheira, denominada NGC 5195 ou M51B

M51 – Conhecida popularmente como a Galáxia do Rodamoinho, é uma galáxia espiral na direção da constelação de Canes Venatici. Possui uma galáxia companheira, denominada NGC 5195 ou M51B

M64 - Galáxia do Olho Negro (Messier 64, NGC 4826) é uma galáxia espiral localizada a aproximadamente dezessete milhões de anos-luzde distância na direção da constelação da Cabeleira de Berenice.

M64 – Galáxia do Olho Negro (Messier 64, NGC 4826) é uma galáxia espiral localizada a aproximadamente dezessete milhões de anos-luzde distância na direção da constelação da Cabeleira de Berenice.

M74 - Messier 74 (também conhecida como NGC 628) é uma galáxia espiral na constelação de Peixes.

M74 – Messier 74 (também conhecida como NGC 628) é uma galáxia espiral na constelação de Peixes.

M81 - Galáxia de Bode (também conhecida como NGC 3031, M81 ou Messier 81) é uma galáxia espiral localizada a cerca de doze milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Ursa Maior.

M81 – Galáxia de Bode (também conhecida como NGC 3031, M81 ou Messier 81) é uma galáxia espiral localizada a cerca de doze milhões de anos-luz de distância na direção da constelação de Ursa Maior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *