Araruna, na PB, terá Encontro Nacional de Astronomia e eclipse em outubro

      Comentários desativados em Araruna, na PB, terá Encontro Nacional de Astronomia e eclipse em outubro

O maior encontro de astronomia do Brasil está de volta e em grande estilo. A 23ª edição do Encontro Nacional de Astronomia ocorrerá entre os dias 12 e 14 de outubro de 2023 na cidade de Araruna, na Paraíba. E além de poder encontrar alguns dos principais astrônomos amadores e profissionais do país, os participantes do 23° ENAST poderão contemplar o principal evento astronômico do ano que será o Eclipse Anular do Sol de 14 de outubro. Araruna, a cidade escolhida para o encontro, fica exatamente na linha central da anularidade e possui clima e paisagens naturais que favorecem os belos registros desse incrível fenômeno da natureza.

Parque Estadual da Pedra da Boca em Araruna – Créditos: Carla Belke

As inscrições para o 23° ENAST já estão abertas e podem ser feitas através do site apapb.org/23enast, onde também já estão disponíveis algumas informações úteis para aqueles que desejam participar do evento. A UEPB, Universidade Estadual da Paraíba, que recebe o encontro, está disponibilizando alojamento e área para camping para os inscritos. Além disso, o Arquivo Afonso Pereira, está subsidiando a inscrição de 50 estudantes. O sorteio dos estudantes contemplados é feito de forma automática no ato da inscrição.

A programação do 23° ENAST será divulgada nos próximos dias, mas a organização garante que serão palestras e minicursos ministrados por grandes nomes da astronomia nacional. E a partir do dia 1° de abril, os inscritos também poderão submeter trabalhos para serem apresentados no evento de forma oral ou através de posters.

O 23° ENAST será um grande encontro entre os astrônomos de todo o Brasil com o Sol e a Lua em Araruna, na Paraíba.

logo_23o_enast_laranja


A logomarca oficial do 23° ENAST mostra as etapas do eclipse anular como ele deve ser visto em Araruna, a Pedra da Boca, um dos principais pontos turísticos da cidade, e as três estrelas que caracterizam o ENAST, representando a pesquisa, a instrumentação e o ensino de astronomia – Arte: Fagne Fernantes