Uma das melhores chuvas de meteoros do ano tem máxima esta semana e poderá ser vista na Paraíba, saiba como

Nesta época do ano (entre 17 de julho e 24 de agosto), a Terra atravessa a trilha de detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle. Daqui da Terra, podemos observar esse encontro através dos meteoros perseidas, que são formados quando essas pequenas partículas do Swift-Tuttle atravessam nossa atmosfera em alta velocidade. Essa chuva de meteoros ocorre anualmente e atinge sua máxima intensidade na madrugada do dia 12, quando pode apresentar até 120 meteoros por hora para os observadores no Hemisfério Norte do planeta.

Paraíba terá visão privilegiada

Apesar de ser uma das chuvas de meteoros mais “badaladas” do ano, a Perseidas não costuma apresentar uma boa quantidade de meteoros no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Mas a Paraíba, tem uma posição privilegiada para observação dessa chuva.

Como o radiante desta chuva fica na Constelação do Perseu, que é uma constelação da região norte do céu, ela é melhor observada nos países do Hemisfério Norte, onde deve apresentar até 120 meteoros por hora. A Paraíba, por estar próxima à Linha do Equador, terá uma das melhores condições de observação do Brasil. Por aqui, poderão ser vistos até 42 meteoros por hora. Outra curiosidade é que, os meteoros parecem mais longos e lentos. E de fato são. Isso ocorre porque, como o radiante dessa chuva é em uma constelação bastante ao norte no céu, eles atingem a atmosfera sobre o Brasil de forma mais rasante, o que faz com que eles percorram uma distância maior em altitudes mais elevadas da atmosfera.

Meteoro perseida registrado em João Pessoa, PB - Créditos: Marcelo Zurita / BRAMON

Meteoro perseida registrado em João Pessoa, PB – Créditos: Marcelo Zurita / BRAMON

Além disso, é uma chuva bastante constante e dificilmente decepciona, por isso, deve valer a pena acordar mais cedo nesta quinta, dia 12 de agosto, para tentar observar alguns meteoros desse magnífico fenômeno.

Na Paraíba, os perseidas poderão ser observados a partir da 01h da manhã, mas ainda em baixa intensidade devido à baixa elevação do radiante no céu. Mas à medida que ele for ficando mais alto, a quantidade de meteoros vai aumentando, até atingir seu momento mais intenso no final da madrugada, quando poderão ser contemplados até 42 meteoros por hora. 

Essa taxa é estimada considerando condições ideais de observação, ou seja, uma noite sem nuvens em um local afastado das luzes das grandes cidades. Essas luzes são prejudiciais porque ofuscam as estrelas e os meteoros mais tênues, então, se você está em uma cidade, procure desligar o máximo de luzes ao redor ou torça para um blackout nessa noite! 

Meteoros e Chuvas de Meteoros

Um meteoro, popularmente conhecido como ‘estrela cadente’, nada mais é do que um fenômeno luminoso que ocorre quando um pequeno fragmento de rocha espacial atravessa nossa atmosfera em altíssima velocidade. Quando isso ocorre, esse fragmento comprime e aquece muito rapidamente o gás atmosférico à sua frente, formando uma bolha de plasma (gás aquecido e ionizado) que brilha como uma lâmpada por um tempo muito curto, de uma fração de segundo a alguns poucos segundos. 

Meteoros são fenômenos comuns e podem ser vistos com frequência em todas as noites. Entretanto, em certas épocas do ano, a Terra atravessa uma área do céu que possui uma quantidade maior de detritos deixados por cometas ou asteroides. Quando isso ocorre, vários desses fragmentos atingem a atmosfera ao mesmo tempo, formando as chuvas de meteoros.

Todos os meteoros de uma mesma chuva atingem a atmosfera paralelamente uns aos outros. Isso porque seguem aproximadamente a mesma órbita do cometa ou asteroide que deu origem a eles. Entretanto, devido ao efeito de perspectiva, para um observador na Terra, esses meteoros parecem se originar de um mesmo ponto no céu. 

A posição de um radiante no céu é o que dá nome às chuvas de meteoros. A Perseidas recebe esse nome porque seu radiante fica na direção da Constelação do Perseu. 

Chuva de meteoros Perseidas sobre o  Poloniny Dark Sky Park, Eslováquia - Créditos: Petr Horálek

Chuva de meteoros Perseidas sobre o Poloniny Dark Sky Park, Eslováquia – Créditos: Petr Horálek

Como observar

A Perseidas ocorre anualmente entre 17 de julho e 24 de agosto, que é o período em que a Terra atravessa a trilha de detritos deixada pelo Cometa 109P/Swift-Tuttle em passagens anteriores pelo Sistema Solar Interior. O momento de maior intensidade dessa chuva será na noite entre 11 (quarta) e 12 (quinta) de agosto, quando passamos pela região mais densa dessa trilha. Essa noite é, sem dúvida, o melhor momento para se observar a Perseidas, especialmente, nas últimas horas da madrugada do dia 12, quando a atividade de meteoros estará mais intensa. Na noite anterior, (entre 10 e 11 de agosto), também será possível observar alguns perseidas no final da madrugada, mas em menor quantidade.

A observação de uma chuva de meteoros é uma das atividades astronômicas mais simples e pode ser feita por qualquer pessoa que tenha uma boa visão. Não é preciso ter instrumentos ópticos nem qualquer tipo de ferramenta. Basta olhar para o céu na hora certa e apreciar a passagem dos meteoros. 

O ideal é procurar um local escuro, preferencialmente longe das luzes das cidades e que ofereça uma boa visão do céu. Se for possível, recomenda-se desligar todas as luzes ao redor. Isso ajudará sua vista a se adaptar à pouca luminosidade se tornando mais sensível, o que possibilita a observação dos meteoros mais tênues. Uma cadeira de praia é excelente para se deitar e observar o céu de forma mais confortável, mas se não tiver, pode utilizar um colchão ou algumas almofadas para se acomodar. Se a temperatura estiver baixa, cobertas e uma garrafa de café quente à mão podem ser boas companheiras para se manter aquecido e acordado durante a noite de observação.

Apesar do radiante da Perseidas ficar na Constelação do Perseu, você não precisa estar olhando na direção dessa Constelação para ver seus meteoros, pois eles aparecerão em todas as partes do céu, apenas parecendo vir da direção da Constelação, conforme mostrado na imagem abaixo. 

Radiante da Perseidas na direção da Constelação do Perseu (céu da Paraíba) - Fonte: BRAMON

Radiante da Perseidas na direção da Constelação do Perseu (céu da Paraíba) – Fonte: BRAMON

 

Para quem gosta de observar meteoros, essa pode ser uma boa oportunidade. Basta se programar e torcer para o tempo colaborar, para poder contemplar uma das melhores chuvas de meteoros do ano.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *