Equipe paraibana vence Jornada de Foguetes

A equipe do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) formada pelos alunos Arthur Vinicius Ribeiro de Freitas Azevedo e Guilherme Leite Maia, ambos do curso de Engenharia Elétrica do campus João Pessoa, sob a orientação do professor Allysson Macário, foi campeã da 21ª Jornada de Foguetes, que aconteceu em Barra do Piraí-RJ, entre os dias 22 e 25 de outubro.

92d736a4-3fa0-4d64-b271-34b03db0816d[1]

Na competição, cada equipe têm o objetivo de lançar foguetes feitos de garrafa PET com o maior alcance horizontal. A única limitação é o combustível, que deve ser baseado na reação química entre ácido acético e bicarbonato de sódio. Por isso, o grupo usa os conhecimentos de física, tecnologia e engenharia para projetar o foguete e sua respectiva base de lançamento. Os vencedores são aqueles que lançam os foguetes com maior distância.

Para o professor Allyson, a participação no evento por si já seria uma oportunidade acadêmica única para os professores e alunos participantes. “Como docente, não tenho a menor dúvida da importância desta experiência para a vida dos discentes Guilherme Maia e Arthur Azevedo, que me acompanharam nessa Jornada. Saímos muito felizes, pois além de participarmos, trouxemos o troféu de equipe campeã”, acrescentou. O professor Allysson também foi campeão na competição de foguetes de propelente sólido, uma modalidade somente para docentes.

88c710f8-2b69-482f-9053-04cfd442c8a4[1]

O aluno Guilherme Maia também está muito feliz e acredita que esse resultado simboliza os esforços mútuos que foram feitos ao longo dos anos. “Trabalhamos bastante durante a construção do foguete, ensaios e testes que realizamos nas dependências da instituição, para chegarmos até aqui. Ainda mais valioso que o resultado é o processo de aprendizagem dentro do projeto, por nos possibilitar, duas habilidades essenciais na vida profissional: a criatividade para resolver problemas e o trabalho em equipe”.

Jornada de Foguetes é um evento organizado anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) apoiada pelo CNPQ dentre outros órgãos de fomento. Neste ano, o evento contou com participação de 51 equipes vindas de escolas particulares, estaduais e federais de todo o Brasil.

Fonte: IFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *