Zênite Solar em João Pessoa

      1 comentário em Zênite Solar em João Pessoa

Na última sexta-feira, 11 de outubro, ocorreu o zênite solar em várias cidades da Paraíba e foi fotografado em João Pessoa.

Zênite Solar - João Pessoa - Foto: Marcelo Zurita
Zênite Solar – João Pessoa – Foto: Marcelo Zurita

O zênite solar é o momento em que o Sol se encontra exatamente a pino em um determinado local. Nesse momento os postes e prédios não projetam sombras no chão e a luz do sol pode iluminar o fundo de um poço, por mais profundo que seja.

Durante seu trajeto aparente pelo céu, o Sol muda de posição dia após dia. No Hemisfério Sul, durante o solstício de inverno (21 de junho) o Sol está mais ao norte e durante o solstício de verão (22 de dezembro), ele está mais a Sul. Entre essas duas datas ele está se deslocando ora para norte, ora para sul.

Apenas para as localidades que estão entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio, e apenas em dois momentos no ano, o Sol se posiciona exatamente a pino, ou seja, no zênite celeste.

Para as localidades próximas aos Trópicos, isso só ocorre uma vez ao ano, na data do solstício de verão.

A foto mostrada acima foi feita em frente ao Liceu Paraibano, no centro da Capital do Estado, é um tipo de panorâmica que mostra todo o céu. Nela, podemos ver o Sol exatamente no centro da abóboda celeste, ou seja, no zênite. O relógio da torre do Liceu marca precisamente 11:06 e nesse momento, nenhum raio solar atinge nenhuma das paredes do Liceu e também nenhum dos lados da coluna do Busto de João da Mata, que fica na praça de mesmo nome em frente ao colégio.

Na imagem abaixo, podemos ver 3 fotos que evidenciam o antes, durante e depois do zênite solar. Um pequeno detalhe no beiral da cobertura do Liceu impede que os raios solares atinjam as paredes e o batente do prédio durante o zênite solar. Mas podem ser percebidos facilmente 10 minutos antes e 10 minutos depois.

Zênite Solar - João Pessoa - Foto: Marcelo Zurita
Zênite Solar – João Pessoa – Foto: Marcelo Zurita

Isso ocorreu apenas durante alguns segundos e só voltará a ocorrer no dia 1° de março de 2020, às 11:31.

1 thought on “Zênite Solar em João Pessoa

  1. Futebol

    Adorei o conteúdo! Muito bem estruturado, rico em
    detalhes e extremamente envolvente. Parabéns pelo
    material de alta qualidade, é inspirador e informativo.

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *