Cometa Neowise poderá ser visto na Paraíba na próxima semana

Durante os últimos dias, a internet está sendo inundada por imagens impressionantes do Cometa C/2020 F3 (Neowise). Até então, todas imagens vindas de países do Hemisfério Norte onde o cometa está visível, mas em alguns dias poderemos ver ele aqui do Brasil também.

O Cometa C/2020 F3 (Neowise) foi descoberto no dia 27 de março de 2020 nas imagens em infravermelho do telescópio espacial NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA. Entre 22 e 27 de junho, foi percebido um aumento em seu brilho quando passou pelo campo de visão do telescópio espacial de observação solar, SOHO. Como ele estava na direção do Sol, não poderia ser observado aqui da Terra, mas deixou os astrônomos atentos, na expectativa de sua aparição no início deste mês.

Passagem do Cometa C/2020 F3 (Neowise) pelo campo de visão do SOHO - Créditos: NASA/SOHO

Passagem do Cometa C/2020 F3 (Neowise) pelo campo de visão do SOHO – Créditos: NASA/SOHO

E ele não decepcionou. Quando apareceu novamente, nas últimas horas da madrugada no Hemisfério Norte, o cometa estava esplendoroso. Visível a olho nu e majestosamente fotografado em várias partes do planeta e até mesmo da Estação Espacial Internacional. Confira algumas imagens abaixo:

Algum risco para a Terra?

No último dia 05 de julho, a sonda espacial Parker Solar Probe, da NASA , registrou uma importante fotografia do cometa. A partir dela, os astrônomos estimaram o diâmetro do seu núcleo em aproximadamente 5 quilômetros. E como ele está a viajando à impressionantes 225 mil quilômetros por hora, se atingisse nosso planeta, não adiantaria correr para as colinas, provavelmente seria o fim da aventura humana na Terra.

Mas não precisa se preocupar (nem comemorar), ao menos não com esse cometa, pois sua órbita passa longe da Terra. Sua maior aproximação esse ano ocorre no dia 22 de julho, quando ele estará a mais de 100 milhões de quilômetros de distância. Além disso, ele levará cerca de 7 mil anos para voltar a frequentar essas cercanias, e ainda assim não deve se aproximar da Terra nem de qualquer outro planeta maior que possa colocá-lo em rota de colisão com a Terra.

Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado pela Parker Solar Probe - Créditos: NASA

Cometa C/2020 F3 (Neowise) registrado pela Parker Solar Probe – Créditos: NASA

Por que ele não pode ser visto do Hemisfério Sul?

Segundo Marcos Jerônimo, Astrônomo, Diretor Científico da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e que observa cometas há cinquenta anos, isso ocorre devido ao formato esférico do nosso planeta e à inclinação do plano orbital do cometa que, no seu momento mais próximo do Sol, o coloca acima do plano orbital da Terra. Isso é favorável a visibilidade para as pessoas do hemisfério norte. Para nós do hemisfério sul só teremos uma visibilidade maior quando o cometa começar a se afastar do Sol, permitindo que possamos ver ele no início da noite.

No gráfico abaixo, são exibidas as posições do cometa em relação ao Sol e as diferentes linhas do horizonte para observadores em São Paulo e Miami. Nele fica claro como o cometa pode estar abaixo do horizonte no Hemisfério Sul enquanto é visível no Hemisfério Norte, e como ele estará daqui alguns dias, visível nos dois hemisférios.

Posição do Cometa Neowise em relação ao horizonte para as latitudes de São Paulo e Miami

Posição do Cometa Neowise em relação ao horizonte para as latitudes de São Paulo e Miami

Na Paraíba

Segundo Marcos Jerônimo, a partir desse dia 16 de julho, o Cometa C/2020 F3 (Neowise) já estará acima do horizonte assim que o Sol se pôr. Entretanto, nesse horário o céu é muito claro ainda e quando escurecer, ele já estará abaixo do horizonte. Dessa forma, teremos que esperar mais alguns dias para que ele possa se afastar um pouco mais do Sol e possa ser visível daqui. A princípio, esperamos que já no dia 21 poderemos observar o cometa, ainda muito baixo, no horizonte noroeste e por estar indo embora, se afastando do Sol, talvez não tenha um brilho tão significativo como vem sendo visto em suas aparições no Hemisfério Norte. Mas vamos torcer pra que possamos vê-lo a olho nu, mesmo que com uma pequena cauda.

Provavelmente o dia 22 de julho será o de melhor visualização para nós da Paraíba, pois além dele estar ligeiramente mais alto no horizonte, será o momento de maior aproximação com a Terra, quando estará a cerca de 103 milhões de quilômetros de distância.

Posição do Cometa C/2020 F3 (Neowise) no céu de João Pessoa no dia 21 de julho - Imagem: stellarium.org

Posição do Cometa C/2020 F3 (Neowise) no céu de João Pessoa no dia 21 de julho – Imagem: stellarium.org

Marcos avalia que esse será provavelmente o melhor cometa do ano, mas que ainda podemos ser surpreendidos por algum que esteja pra aparecer e que, como são eternamente imprevisíveis, ainda possam nos causar alguma surpresa. Por enquanto ele está dando o seu show no hemisfério norte e para nós que o veremos indo embora, o espetáculo talvez não seja o esperado, mas tudo pode acontecer. “Como observador paciente ao longo dos anos, digo que devemos ter sempre uma esperança de que algo aconteça para que tenhamos uma boa visibilidade desse astro”, conclui o Astrônomo.

Como observar e fotografar

Uma vez que o cometa já está indo embora, a tendência agora é que seu brilho comece a diminuir. Então, o melhor momento para observá-lo será nos primeiros dias de visibilidade. Ele só estará visível no início da noite, próximo ao horizonte na direção noroeste. Deverá se pôr cerca de uma hora depois do Sol, e será muito difícil de vê-lo quando estiver mais próximo ao horizonte, então, procure não perder tempo para observá-lo e fotografá-lo.

Marcos Jerônimo recomenda procurar um local de observação que não tenha nenhuma obstrução por prédios, árvores, morros nem qualquer outra coisa na direção noroeste. Acrescenta que, aqui em João Pessoa, um bom local seria o Hotel Globo, na cidade velha. Entretanto, devido à pandemia, o local não deve estar aberto à visitação nesses dias.

Experiente observador de Cometas, Marcos orienta àqueles que possuem instrumentos astronômicos a tentar coletar informações científicas de suas observações:

Primeiramente tenta-se localizar o cometa à vista desarmada e depois usa-se um binóculo para tentar estimar a magnitude e o comprimento da cauda. Com o telescópio, pode-se observar o núcleo cometário, estimando-se seu diâmetro angular e sua densidade. Para aqueles que tiverem máquina fotográfica, podem tentar fazer algumas fotografias, com o auxílio do telescópio ou somente com a câmera, registrando o cometa em composição com a paisagem local.

Para fazer boas fotos desse cometa, é muito importante apoiar a câmera em um tripé. Aponte na direção dele e faça disparos utilizando o temporizador para evitar tremores indesejáveis. É importante configurá-la para o modo noturno (ISO moderada, grande abertura e exposição elevada). Se tiver a possibilidade de treinar umas fotos noturnas com antecedência, fará toda a diferença, uma vez que não terá muito tempo para o cometa.

Outros cometas memoráveis

Ao longo de 50 anos de Astronomia, Marcos teve a oportunidade de observar vários cometas, como o Ikeya Seki(1965), o Bennet(1970), o Kehoutek(1973), o famoso Halley(1985-86), o Hyakutake(1996), o Hale-Bopp(1997), e o Holmes em 2007. “Todos foram interessantes, cada um com sua especificidade, mas o que mais me chamou a atenção foi o Hale-Bopp devido a sua aparencia, a velocidade de deslocamento no céu, seu tamanho e o horário de visibilidade quase próximo a meia noite”, concluí Marcos.

Cometa Hale-Bopp registrado em 1997 por E. Kolmhofer e H. Raab em Linz, Austria

Cometa Hale-Bopp registrado em 1997 por E. Kolmhofer e H. Raab em Linz, Austria

Apesar da beleza do Cometa Neowise, Marcos Jerônimo acredita que ele não será tão esplendoroso quanto estes outros que ele já viu. Entretanto ressalta que a observação de um cometa é sempre um momento único e que vale a experiência. No passado, sempre que se via um cometa no céu, acreditava-se que era prenúncio de grandes mudanças, de grandes desastres ou do final de reinados. Hoje, conhecemos sua natureza, como se formam e porque aparecem. Sabemos que sua aparição não tem qualquer relação com o que ocorre na Terra. Mas, por que não alimentarmos a esperança de que esse cometa é sim o prenúncio de uma grande mudança? Por que não acreditar que, após meses tão difíceis para todos nós, ele chega anunciando tempos melhores para a humanidade?

Que o Cometa Neowise nos inspire!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *