Abertas as Inscrições para o 8° Encontro Paraibano de Astrofotografia

Estão abertas as inscrições para o 8º Encontro Paraibano de Astrofotografia, que ocorrerá entre os dias 08 e 10 de outubro em Maturéia, no Sertão do Estado.

O EPA! é considerado o maior encontro de astrofotografia do país, reunindo cerca de 100 astrofotografos anualmente, desde 2013 (com a exceção de 2020, por conta da pandemia) em Maturéia, no Sertão da Paraíba. É voltado para astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas da astronomia, e tem como objetivos a difusão da prática da astrofotografia através de observações e sessões de astrofotografias em um dos céus mais escuros do Estado, além de promover a integração entre o público iniciante e os mais experientes na área.

Apesar de seu caráter estadual, o evento tem alcance regional, pois recebe também público de outros estados do Nordeste, e repercussão nacional, tendo algumas das fotos produzidas no encontro já premiadas em concursos nacionais.

O evento é organizado pelo Casarão do Jabre em parceria com a Associação Paraibana de Astronomia e com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB.

Edições anteriores

Abaixo, algumas imagens feitas durante as edições anteriores do Encontro Paraibano de Astrofotograia.

Astrofotografia

Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico, várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

O EPA! durante a pandemia

Esse ano o evento será realizado de forma adaptada ao cenário pandêmico ainda vivido no Brasil, seguindo todas os protocolos de segurança e distanciamento social recomendados pelas autoridades sanitárias.

A participação no encontro estará condicionada à apresentação do comprovante de vacinação contra a COVID-19 por todos os maiores de idade. O participante precisará estar em dia com a vacinação, ou seja, ter tomado pelo menos a primeira dose ou dose única, e não estar em atraso com a segunda dose.

Será obrigatório o uso de máscara em todos os ambientes do Casarão do Jabre, com a exceção dos quartos e durante as refeições. Além disso, esse ano não estão sendo oferecidos quartos coletivos e as atividades sociais serão bastante limitadas, sempre visando evitar ao máximo o contato social. Até mesmo as observações em praça pública serão substituídas por atividades online voltadas para o público local.

 

Inscrições

Pix taxa de inscrição

Pix taxa de inscrição

As inscrições estarão abertas até o dia 1° de outubro, mas as vagas são limitadas. Os interessados devem preencher o formulário de inscrição e efetuar o pagamento da taxa (R$ 50,00) via Pix ou Mercado Pago.

O Casarão do Jabre também oferece pacotes completos para alimentação e hospedagem durante o período do evento. Interessados, consultar o material promocional em: https://bit.ly/8oEPA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *