Fenômeno da superlua em 19 de março

      Nenhum comentário em Fenômeno da superlua em 19 de março

Neste 19 de março de 2011, ocorrerá a Lua terá o perigeu mais próximo da Terra de 1992, de apenas 356.577 quilômetros. Esse fenômeno é conhecido como “Superlua” e é um fato relativamente comum para a astronomia. Nesses últimos anos tivemos superluas em 2005, 1992, 1974…

A lua não ganhará grande diâmetro para os olhares humanos nem trará um força de gravidade consideravelmente mais forte, mas vale a pena marca esse dia, para um olhar mais atento no nosso companheiro celeste mais próximo.

Como sempre, a Internet se faz o veículo mais forte para divulgação de especulação sem sentido e besteiras pseudocientíficas sem fundados, e muitos “blogs” e redes andam divulgando que a proximidade da Lua poderia causar terremotos e ativar vulcões, pois sua influência gravitacional cresceria bastante. Isso tudo é mentira, já que, e termos astronômicos, essa diferença nada representa e, como já é conhecido, os perigeus mais curtos são fenômenos recorrentes – já passamos por vários e nada aconteceu.

Para entender o fenômeno, deve-se saber que a Lua gira em torno da Terra, formando não um círculo perfeito, mas uma elipse (um círculo achado). Assim, no percorrer uma volta, é comum que ela apresente o apogeu (o ponto em que está mais distante da Terra) e o perigeu (o ponto de maior proximidade). Normalmente, a distância do perigeu está em torno de 360.000 quilômetros.

Fonte: Revista Veja

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *