Dia do Asteroide Movimenta a Estação Cabo Branco Neste Domingo

Exposições, palestras educativas e observação com telescópios foram as ferramentas utilizadas pela Associação Paraibana de Astronomia para movimentar a Estação Cabo Branco neste dia 30 de Junho, o Dia Internacional do Asteroide.

O Dia do Asteroide é um movimento internacional de conscientização a respeito dos riscos que o impacto de um asteroide pode trazer para a Terra, e propõe uma discussão sobre formas de evitar este impacto ou minimizar os seus danos. O movimento foi fundado em 2014 pelo cineasta Grigorij Richters e pelo astrofísico Brian May que também é guitarrista do Queen.

Em 2018 o Dia do Asteroide contou com 2.500 eventos em 144 países ao redor do mundo. Dentre eles o Brasil foi o país que mais realizou eventos. Foram mais de 100 em 22 Estados, e na Paraíba dois eventos celebraram o Dia do Asteroide.

Já na quinta-feira dia 28 a banda de rock instrumental Augustine Azul agitou o Asteroid Night, evento que contou também com os telescópios da APA e do NEPA. Na ocasião, além de Júpiter e Saturno, foi também observado o planeta vermelho, Marte, que se aproxima de sua oposição com a Terra, Vesta, o maior asteroide do Sistema Solar e a Lua, nossa vizinha espacial.

augustineazul DSC_4828

No domingo a programação foi na Estação Cabo Branco, onde foram realizadas palestras educativas com astrônomos da APA. Marcelo Zurita, presidente da APA e Coordenador do Asteroid Day na Região Nordeste, abriu as atividades com a palestra “Apophis – O mais perigoso dos asteroides?”, onde fala sobre o asteroide que causou um alvoroço na comunidade científica em 2004. Na sequência, Renan Aversari, do Clube de Astronomia e Astrofísica da UFPB falou sobre “Panspermia”, a teoria que defende que um asteroide pode ter trazido a vida para a Terra. Marcos Jerônimo, Coordenador do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco, encerrou o ciclo de palestras com o tema “Defesa Espacial”, onde foram abordadas as soluções desenvolvidas pela ciência para defender o planeta de um possível impacto no futuro.

ad_ecb004

Paralelamente às palestras, duas exposições recebiam os participantes no hall de entrada do auditório. Uma exposição de modelos de asteroides convidava os participantes a manipular os modelos para sentir um pouco da textura, das crateras e dos formatos, um tanto incomuns dos asteroides. Junto a eles, painéis explicativos forneciam dados e algumas informações interessantes sobre cada um deles.

ad_ecb005

Na sequência, uma exposição de banners com fotomontagens de asteroides em ambiente urbanos, onde os convidados poderiam ter uma ideia das dimensões dessas rochas espaciais e também, do estrago que elas poderiam causar caso atingissem a Terra.

ad_ecb006

Tudo isso acompanhado de muita informação, já que o objetivo principal do evento é informar, conscientizar e compartilhar com a população o conhecimento a cerca dos asteroides, e principalmente, o quanto ainda precisamos aprender e desenvolver para estarmos, de fato, seguros em relação a eles..

Ao final das palestras, todos os presentes foram convidados para a área externa para observar o céu através dos telescópios da APA e do NEPA. As cerca de 300 pessoas presentes, puderam apreciar os planetas Vênus, o “irmão” da Terra, Júpiter, o maior do sistema solar e suas 4 Luas de Galileu, Saturno e seus anéis, além de Vesta, o maior de todos os asteroides do sistema solar.

Os dois eventos foram considerados pela APA um sucesso de público, e esperamos ter alcançado o nosso objetivo de divulgação da ciência, da astronomia e das causas do Asteroid Day.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *