Eclipse poderá ser visto por telescópios nesta terça

Nesta terça-feira, 16 de Julho, ocorrerá um Eclipse Parcial da Lua que poderá ser visto no início da noite em todo o Estado. Em João Pessoa, a Associação Paraibana de Astronomia e o Mag Shopping prepararam um evento especial para que os pessoenses contemplem esse espetáculo celeste. Telescópios serão disponibilizados na Praça de Alimentação do Shopping para que o público observe o eclipse em detalhes. O evento será iniciado às 17h desta terça (16) é gratuito e aberto para todas as idades.

mag02

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar ocorre quando a Lua é ocultada totalmente ou parcialmente pela sombra da Terra. Para isso, é preciso ocorrer um alinhamento entre Sol, Terra e Lua, estando a Terra entre os outros dois. Devido à inclinação do plano orbital da Lua em relação ao da Terra, os eclipses são pouco frequentes, pois só ocorrem quando a Lua cruza o plano orbital da Terra em alinhamento com o Sol. Este eclipse do dia 16 será parcial porque o alinhamento entre eles não será perfeito e com isso, a Lua não será totalmente encoberta pela sombra da Terra. Na fase máxima do eclipse, a Lua estará 65% encoberta.

As fases do eclipse (para João Pessoa)

  • 17:12 – A Lua nascerá* no horizonte leste já parcialmente encoberta pela sombra da Terra
  • 18:30 – Fase máxima do eclipse: a Lua estará 65% encoberta pela sombra da Terra
  • 19:59 – Fim do eclipse parcial: a Lua sai totalmente da sombra da Terra

* Para locais mais a oeste de João Pessoa, a Lua demora uns minutos a mais para nascer.

Jejum de eclipses

Após o eclipse dessa terça, aqueles gostam de acompanhar os fenômenos celestes entrarão em um longo jejum de eclipses. Este será o último eclipse de 2019 e 2020 será um ano sem eclipses para a Paraíba. O próximo ocorrerá apenas na madrugada de 19 de Novembro de 2021 e será um eclipse parcial da Lua.

Como observar

Eclipses lunares não dependem de equipamentos sofisticados para observação e podem ser contemplados a olho nu com segurança. Mas quem tiver a oportunidade de observar um eclipse através de um telescópio ou até mesmo de um binóculo, poderá acompanhar os detalhes da sombra da Terra avançando sobre as crateras lunares. É uma experiência fantástica.

Para não perder nenhuma fase do eclipse, recomendamos procurar um local que tenha visibilidade para o Leste, onde a Lua irá nascer. No litoral, a praia é sempre uma boa opção. E se estiver em João Pessoa, terá a oportunidade de ir até o Mag Shopping, e observar o eclipse através dos telescópios da Associação Paraibana de Astronomia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *