Exposição reúne astrofotografias paraibanas na Estação Cabo Branco

O luar do sertão, planetas, nebulosas, constelações, galáxias distantes, nuvens de compostos orgânicos, meteoros rasgando o céu e estrelas, muitas estrelas. Todas as belezas do Universo captadas nos céus da Paraíba estarão expostas na Estação Cabo Branco em João Pessoa, na Exposição Astrofotografia da Paraíba.

A exposição é composta de 21 astrofotografias de 7 autores, feitas em diferentes locais da Paraíba, desde a Praia do Jacaré em Cabedelo até Maturéia no Sertão do Estado.

As imagens ficarão expostas durante os meses de dezembro de 2019 e janeiro de 2020, e a exposição será oficialmente lançada neste domingo, 08 de dezembro às 16h. Na ocasião, além de apreciar as astrofotografias da Paraíba, também será possível contemplar os astros através dos telescópios que serão instalados ao anoitecer. A observação terá início às 18h e permanecerá até às 19:30, e será coordenada pelo Professor Marcos Jerônimo, do Laboratório de Astronomia da Estação Cabo Branco.

marcos_jeronimo-telescopio

ASTROFOTOGRAFIA
Astrofotografia é um tipo especializado de fotografia destinada ao registro de objetos astronômicos como planetas, Sol, Lua, estrelas, nebulosas e galáxias. A astrofotografia tornou-se uma das técnicas mais importantes na astronomia moderna. É através do registro fotográfico que várias descobertas astronômicas são feitas, e isso possibilita que a ciência esteja mais próxima dos amadores. Hoje, com um telescópio e uma câmera, um astrônomo amador pode facilmente descobrir uma cratera na Lua, uma explosão de supernova ou um impacto em Júpiter, por exemplo. Além disso, para muitos, a astrofotografia é a porta de entrada para a astronomia. Muitos se encantam com as imagens astronômicas e querem saber um pouco mais sobre seu conteúdo e sobre como são feitas.

NA PARAÍBA
A astrofotografia da Paraíba vem tendo papel de destaque no cenário nacional há alguns anos. Com um número cada vez maior de praticantes, o Estado conta com um dos maiores eventos do Brasil destinados à esta prática: o Encontro Paraibano de Astrofotografia, que desde 2013 reúne anualmente astrônomos, astrofotógrafos e entusiastas no Casarão do Jabre em Maturéia.

2 thoughts on “Exposição reúne astrofotografias paraibanas na Estação Cabo Branco

  1. Raimunda Cavalcanti

    Que maravilha! Parabéns aos idealizadores, profissionais, professores! Irei visitar com certeza! Teria até uma sugestão: expandir essa exposição ao interior, para as cidades pequenas, possibilitando para as pessoas que não tem oportunidade de se deslocar até aí. Queria aqui, também na minha cidade, Dona Inês! Fica a diga. Obrigada!

    Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *